Topo

Casos de infecção por Staphylococcus resistente a antibiótico diminuíram nos Estados Unidos

The New York Times

16/07/2012 12h11

A taxa de infecção pela Staphylococcus aureus resistente à meticilina vem diminuindo em todos os Estados Unidos. É o que sugere um estudo publicado na semana retrasada, no periódico The Journal of the American Medical Association.

A bactéria resistente ao medicamento tornou-se ameaçadora para hospitais, escolas, academias e outros estabelecimentos.

"A Staphylococcus aureus é a principal causa de infecções contraídas na comunidade e que podem ser difíceis de controlar", afirmou Clinton K. Murray, autor sênior do relatório e especialista em doenças infecciosas do Centro Médico Militar de San Antonio.

O autor observou que, em 2007, a MRSA foi responsável por cem mil mortes nos Estados Unidos.

Murray e seus colegas analisaram os dados de mais de 9 milhões de beneficiários do serviço de saúde militar – de todas as idades e ambos os sexos, sendo que 15% estavam na ativa – de 2005 a 2010. A equipe descobriu reduções nas infecções da corrente sanguínea pela MRSA no período: 20% nos hospitais e 29% na comunidade. As infecções da pele e de feridas pela MRSA diminuíram a taxas semelhantes, e também diminuíram as infecções causadas pela Staphylococcus aureus sensível à penicilina.

A descoberta "sugere que as infecções por MRSA contraídas em hospitais estão diminuindo, sem que seu lugar seja ocupado por um aumento da MSSA", afirmou Murray.

Mas o perigo não passou. "Não sabemos ao certo o porquê da diminuição", afirmou. "E a doença continua agindo."