Topo

Número de pessoas que caminham aumentou nos EUA, diz pesquisa

Kate Yandell

The New York Times

17/08/2012 18h41

A porcentagem de pessoas adultas que afirmaram ter caminhado pelo menos 10 minutos uma vez por semana aumentou de 56 para 62% de 2005 a 2010, relataram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

As diretrizes do governo recomendam que os adultos realizem toda semana pelo menos 150 minutos de exercício aeróbico de intensidade moderada (como caminhar rapidamente) ou 75 minutos de exercício vigoroso (como a corrida). A porcentagem de pessoas que cumprem essas diretrizes do governo para os exercícios aeróbicos também aumentou, de 42 para 48%, de 2005 a 2010, afirmou a agência.

"Sabemos que caminhar é uma das atividades físicas mais populares que as pessoas realizam", afirmou Dianna Carroll, epidemiologista dos CDC que contribuiu com o estudo.

A prática da caminhada aumentou entre todas as etnias, idades e regiões. A região sul apresentou o maior aumento entre as pessoas que afirmaram caminhar durante o período de estudo: de 49 para 57% em 2005. A região nordeste apresentou o menor aumento: de 64 para 66%.

A pesquisa de saúde nacional por entrevista dos CDC pediu a mais de 20 mil pessoas que lembrassem quanto haviam caminhado nos últimos 7 dias. O estudo excluiu as pessoas que disseram que não podiam caminhar.

Carroll afirmou que os americanos ainda podem melhorar.

"Temos esse aumento na caminhada, mas menos da metade dos adultos faz exercícios em quantidades que apresentem benefícios substanciais para a saúde", afirmou a cientista.