Conteúdo publicado há 5 meses

Brasil atinge menor temperatura do ano com -7,8ºC em São Joaquim (SC)

O Brasil registrou a menor temperatura do ano neste domingo (30).

O que aconteceu

A temperatura mais baixa foi de -7,8ºC, registrada na cidade de São Joaquim (SC). A marca foi atingida às 7h, segundo o Climatempo. A água chegou a congelar em pontos do município devido ao frio.

Em Urupema (SC), os termômetros chegaram a marcar -7,2ºC. Uma estação de monitoramento da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo no estado, registrou a temperatura por volta das 6h.

No Rio Grande do Sul, 90 municípios tiveram temperaturas abaixo de zero neste domingo. Em Pinheiro Machado, por exemplo, os termômetros marcaram 7,1ºC negativos. As informações são Metsul Meteorologia.

A sensação térmica chegou a 20ºC negativos no Morro das Atenas, em Santa Catarina, ponto mais alto da região. O município também teve parte de um lago e uma cachoeira congelados.

O frio extremo foi provocado por uma massa de ar frio de origem polar que avançou principalmente sobre o Sul. Os três estados da região registraram temperaturas abaixo de 0ºC neste domingo.

29.jun.2024 - Em Porto Alegre, o frio chegou com força neste fim de semana. Na foto, pedestres no centro histórico da capital gaúcha
29.jun.2024 - Em Porto Alegre, o frio chegou com força neste fim de semana. Na foto, pedestres no centro histórico da capital gaúcha Imagem: EVANDRO LEAL/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) também tiveram recordes de baixa temperatura no ano. A capital gaúcha atingiu 4ºC na estação meteorológica do Jardim Botânico, na zona leste, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O recorde anterior era de 6,7ºC em 16 de maio. Um novo recorde de frio pode ser atingido nesta segunda-feira (1º).

Curitiba foi a capital mais fria do país neste domingo. Na madrugada, a cidade chegou a 1,7ºC, segundo o Inmet. O recorde de frio anterior havia sido de 5,1ºC em 30 de maio.

Continua após a publicidade

As baixas temperaturas devem continuar em várias partes do país nesta segunda. Segundo o Climatempo, há possibilidade de geada ampla nos três estados do Sul. As primeiras horas do dia também podem ser marcadas por nevoeiro no Vale do Itajaí (SC), no litoral paranaense e em algumas cidades do oeste e sul de Mato Grosso do Sul.

O dia também deve ser frio durante a manhã no Acre e em Rondônia, mas volta a esquentar à tarde. Não chove no interior do Nordeste. A umidade segue alta desde Fortaleza (CE) até Aracaju (SE). São previstas pancadas de chuva forte em Macapá (AP), além de risco de temporais em Roraima devido à circulação de ventos e à alta umidade.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.