Topo

Ioga: comece o dia com uma saudação ao sol para ter mais equilíbrio e energia

Ana Sachs

Do UOL, em São Paulo

17/11/2012 07h00

Criado para reverenciar o sol, que na cultura indiana simboliza o coração do nosso mundo físico e espiritual, o Surya Namaskar, ou Saudação ao Sol, é uma sequência de 12 posições de ioga, que representam as 12 casas do zodíaco e envolvem um trabalho específico de respiração.

Feito logo pela manhã, o Surya ajuda a trazer mais energia e equilíbrio para o dia a dia do praticante. "O ideal é fazê-lo cedo, em um local arejado e tranquilo, sem interrupções", explica Laila Gardel, instrutora de ioga do Maha Studio do Corpo, em São Paulo.

Quem não tem tempo logo cedo, pode fazer a sequência em qualquer horário. Um cuidado é apenas não praticá-lo após as refeições. Nestes casos, deve-se esperar cerca de duas horas antes de iniciar os exercícios.

Um dos benefícios do Surya é a maior consciência de si mesmo e do seu corpo, pois, segundo a tradição, todos têm dentro de si um “sol interior”, que seria a essência do ser.

"A prática vale a pena por trabalhar todo o corpo fisicamente e energeticamente”, diz Laila. “Ao executar a sequência de posturas, o praticante estimula a digestão e assimilação de nutrientes, além da purificação e desintoxicação do corpo”, continua ela.

Outros benefícios são o equilíbrio dos sistemas nervoso e emocional, a estabilização do ritmo respiratório e a ativação da circulação de sangue na coluna vertebral, além da expansão e fortalecimento das articulações e dos músculos.

Na Saudação ao Sol, a respiração é muito importante e é sempre sincronizada com os movimentos. Logo no início, talvez não seja fácil, mas não desanime, pois isso é normal. Com a prática constante dos exercícios é possível conseguir alcançar o ritmo certo.

Para benefícios espirituais e emocionais, faça de três a 12 ciclos, lentamente. Para benefícios físicos, de três a 12 ciclos, rapidamente. “Os principiantes não devem fazer grande número de ciclos, devendo começar com três para acrescentar diariamente um ciclo até chegar a 12”, explica.

A duração de cada sequência vai depender da velocidade e do número de repetições que o praticante fizer. Quem quiser fazer os exercícios de forma mais lenta, pode realizar três respirações completas em cada posição antes de passar para a seguinte.

O Surya pode ser feito todos os dias ou, no mínimo, de duas a três vezes por semana. Deve-se sempre repetir a sequência de exercícios de cada lado do corpo, alternando as pernas, para manter a harmonia entre as laterais do corpo.

Um alerta importante é que não deve ser praticado por gestantes ou pessoas febris. No caso de hérnias de disco, problemas graves nas articulações graves ou intervenções cirúrgicas diversas, a pessoa deve consultar um médico e um professor especializado antes de começar a praticar.