Topo

El País afirma que Brasil quer contratar sete mil médicos espanhóis

Do UOL, em São Paulo

11/07/2013 17h05

O site do jornal espanhol El País publicou nesta quarta-feira (10) uma reportagem sobre o programa “Mais Médicos para o Brasil”, apresentado pelo Ministério da Saúde no mesmo dia em Santiago de Compostela, na Galícia.

A proposta foi apresentada pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Sales. Ele afirmou que o governo brasileiro pretende contratar 7.000 médicos espanhóis pelo período de três anos, que poderão ser ampliados para outros três.

Entenda a proposta

  • Arte/UOL

    Governo quer atrair médicos para as periferias e interior do país e adiciona dois anos aos cursos de medicina

A matéria cita que, segundo outro site de notícias, o Europa Press, Sales se reuniu com a conselheira de saúde, Rocío Mosquera, na Faculdade de Medicina da Universidade de Santiago de Compostela (USC), uma das mais antigas da Europa, e com profissionais da saúde local na sede do Colégio de Médicos de A Coruña.

O secretário teria afirmado que o Brasil tem "necessidade de médicos de atendimento básico" e citado 1.557 cidades de alta vulnerabilidade social, além de 25 distritos de saúde indígena. Por isso, o “interesse” em contratar cerca de 7.000 profissionais da Espanha e de outros países também.  

"Ponto de partida"

O El País comenta que o secretário teria indicado que este seria apenas o “ponto de partida", deixando, assim, a porta aberta para outras especialidades no futuro.

O El País também informou que desde as 23 horas do dia 9 de julho, quando foi aberto o prazo de inscrições no programa, que será apresentado também em Madrid e Barcelona, teriam chegado 50 inscrições de médicos estrangeiros interessados. Além disso, o consulado do Brasil na Galícia também estaria recebendo ligações de interessados nas vagas, teriam afirmado as autoridades brasileiras à publicação.

O site informa que o programa consiste em uma bolsa mensal de 10.000 reais, aproximadamente 3.435 euros, para especialistas em atendimento básico e que as inscrições vão até 25 de julho, além de disponibilizar um link para o Portal da Saúde, do Ministério da Saúde, para os interessados.