Topo

Médicos fazem protesto nacional contra a vinda de profissionais estrangeiros

Médicos residentes e estudantes que trabalham no Hospital das Clínicas da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) em protesto contra as más condições estruturais da unidade no último dia 22 - Alexandre Souza/Futura Press
Médicos residentes e estudantes que trabalham no Hospital das Clínicas da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) em protesto contra as más condições estruturais da unidade no último dia 22 Imagem: Alexandre Souza/Futura Press

Do UOL

Em São Paulo

03/07/2013 06h00Atualizada em 03/07/2013 10h00

Nesta quarta-feira, estão previstas manifestações de médicos em todas as capitais do país. O protesto tem como motivo principal a contratação de médicos estrangeiros sem a revalidação de diplomas, anunciada pelo governo, e também a falta de estrutura da saúde pública. Em três Estados, pelo menos, haverá paralisação no atendimento ambulatorial no serviço público.

Em Sergipe, Mato Grosso e no Acre as consultas vão ser canceladas, mas os serviços de urgência e emergência funcionarão normalmente. O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal também convoca os profissionais a paralisarem suas atividades.

Semana passada, médicos de Brasília, Pernambuco e  Rio de Janeiro fizeram manifestações pela melhoria da saúde pública e contra a vinda de médicos estrangeiros sem a revalidação do diploma.

O Ministério da Saúde divulgou no último dia 25 que criará 35 mil vagas para médicos no Sistema Único de Saúde até 2015. De acordo com a pasta, serão contratados médicos que se formaram no exterior para ocuparem os postos que não foram preenchidos por médicos com diplomas brasileiros. O plano do governo é criar programas de autorização especial para que os profissionais que se formaram fora do país só possam atuar na atenção básica, nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades.

Entenda a proposta do governo

  • Arte/UOL

    Saiba como irá funcionar o programa de importação de médicos estrangeiros para atuar no Brasil

A categoria alega que o principal problema da saúde pública no Brasil é o baixo investimento estatal e não a falta de profissionais. Os médicos vêm defendendo que o país precisa não só de uma reestruturação de hospitais e postos de saúde como também de uma carreira médica, nos moldes da dos juízes, em que os médicos tenham dedicação exclusiva e comecem a trabalhar em locais de difícil provimento e, conforme progridam na carreira, atuem em postos em cidades maiores.

Todos os Estados brasileiros têm manifestações marcadas. Saiba onde vão ocorrer os protestos:

Acre:
Em Rio Branco a concentração começa às 16 horas, em frente à Assembleia Legislativa. De lá, os médicos e estudantes sairão em caminhada pelo centro da cidade. O protesto, que inclui a suspensão do atendimento eletivo na rede pública por até 24 horas, não afetará os atendimentos de urgência e emergência.

Amazonas:
Em Manaus, a partir das 15 horas, médicos e estudantes farão um ato público no Largo São Sebastião, no centro da capital.

Alagoas:
Em Maceió, as atividades começarão às 7:30 horas, com oficina de cartazes e faixas na sede do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal).  O ato público será na frente do Cremal e começa às 9 horas. Os manifestantes seguirão em caminhada pela Avenida Fernandes Lima até a Praça dos Martírios.

Amapá:
A concentração, em Macapá, será a partir das 9 horas em frente ao Conselho Regional de Medicina, na Avenida Feliciano Coelho, 1060, no bairro do Trem. No local, serão distribuídos panfletos com as reivindicações.

Bahia:
Médicos e estudantes vestidos de jalecos brancos se concentrarão às 15 horas no Campo Grande. De lá, sairão em caminhada até a Praça Castro Alves.

Ceará:
A partir das 9 horas, médicos e estudantes, usando jalecos brancos, vão se concentrar na Assembleia Legislativa, em Fortaleza. Às 15:30 horas, os manifestantes se reunirão em frente ao Palácio da Abolição e, em seguida, caminharão até o Jardim Japonês, na Avenida Beira-Mar.

Distrito Federal:
Em Brasília, a concentração será a partir das 17 horas em frente ao Ministério da Saúde, na Esplanada dos Ministérios. Em seguida, os manifestantes seguirão até o Palácio do Planalto. O Conselho Regional de Medicina convocou a categoria a paralisar o atendimento ambulatorial na rede pública.

Espírito Santo:
Em Vitória, a partir das 9 horas, haverá uma visita das entidades médicas estaduais ao Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes. Às 17 horas haverá concentração dos médicos, centros Acadêmicos e estudantes de medicina na sede do Conselho Regional de Medicina.

Goiás:
Em Goiânia haverá uma concentração na sede do Conselho Regional de Goiás às 15:30 horas (Rua T-27, nº 148, Setor Bueno). Em seguida, o grupo sairá em passeata pelas ruas de Goiânia.

Maranhão:
Em São Luís, a concentração será na Praça Deodoro, às 9 horas. De lá, médicos e estudantes sairão em caminhada pelo centro da cidade até a Praça João Lisboa.

Mato Grosso:
Em Cuiabá, o protesto deve iniciar-se ao meio-dia, com a paralisação de todo atendimento eletivo. A partir das 14 horas haverá uma concentração em frente à sede do Conselho Regional de Medicina. Em seguida, os manifestantes irão até a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, concluindo a manifestação na Assembleia Legislativa.

Mato Grosso do Sul:
Em Campo Grande será protocolado documento nas sedes do governo do Estado, da prefeitura de Campo Grande e no Ministério Público às 9 horas, mostrando as razões e reivindicações da classe médica. À tarde, a partir das 16 horas, será feita uma manifestação em frente ao prédio da representação do Ministério da Saúde em Mato Grosso, que fica na Rua Jornalista Belizário Lima.

Minas Gerais:
Na capital mineira, a concentração começará às 16 horas, em frente à sede do Conselho Regional de Medicina, que fica na Avenida Afonso Pena, 1.500, no centro da cidade. Os manifestantes farão uma marcha pela área hospitalar.

Pará:
Na capital paraense haverá concentração em frente à Santa Casa de Misericórdia a partir das 8 horas. De lá, o grupo seguirá em caminhada, passando em frente ao Centro Integrado de Governo, com destino à Secretaria Estadual de Saúde.

Paraíba:
Em João Pessoa, a concentração do protesto começa às 9 horas em frente à sede do Conselho Regional de Medicina, na Avenida. Dom Pedro 2º, 1335, centro da cidade.

Paraná:
Em Curitiba a concentração será na Boca Maldita, a partir das 10 horas. De lá, o grupo seguirá em caminhada pela Rua das Flores até a Praça Santos Andrade (em frente ao prédio da Universidade Federal do Paraná).

Pernambuco:
No Recife, haverá uma concentração na Praça do Derby às 14 horas. Na ocasião, médicos doarão sangue no Memorial da Medicina. Às 16 horas, os médicos farão caminhada pela Avenida Agamenon Magalhães, passando pelo Parque Amorim e retornando pela Agamenon Magalhães para a Praça do Derby.

Piauí:
Em Teresina, a concentração em frente à sede do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), que fica na Rua Goiás, no Ilhotas, começará às 8 horas. De lá, os manifestantes partirão em caminhada pelos principais hospitais públicos e privados da cidade, retornando ao CRM-PI, onde ocorre uma assembleia geral.

Rio de Janeiro:
Os médicos cariocas farão, a partir das 10 horas, uma concentração na Cinelândia, onde ocorre um ato público. A presidente do Cremerj, Márcia Rosa de Araújo, afirmou que não se trata de uma paralisação e que cada unidade vai decidir a forma de protestar. 

Mais tarde, às 17 horas, está marcada uma manifestação em frente ao prédio da Rede Globo no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro. Os manifestantes, que convocam o protesto pelo Facebook, afirmam que “lacrarão” a TV Globo e, em seguida, farão uma assembleia cujo tema é a “Democratização da Mídia”. Durante a assembleia, serão recolhidas assinaturas do abaixo-assinado da Lei da Mídia Democrática.

  • 9826
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2013/06/24/voce-e-a-favor-da-contratacao-de-medicos-estrangeiros-para-atuar-em-areas-carentes.js

Rio Grande do Norte:
A partir das 10 horas haverá uma concentração em frente à sede da Associação Médica Brasileira (Avenida Hermes da Fonseca – Tirol), em Natal. De lá, os manifestantes seguirão até Hospital Walfredo Gurgel.

Rio Grande do Sul:
Em Porto Alegre, a concentração, a partir das 16 horas, será em frente ao Hospital Beneficência Portuguesa. De lá, os manifestantes seguirão até o Palácio Piratini.

Rondônia:
Concentração, a partir das 10 horas, em frente à sede do Conselho Regional de Medicina de Rondônia, em Porto Velho.

Roraima:
Às 18 horas haverá concentração dos médicos em frente ao Portal do Milênio, em Boa Vista.

Santa Catarina:
A concentração, a partir das 10 horas, será na Esquina Democrática, no centro de Florianópolis (entre as ruas Felipe Schmidt e Trajano).

São Paulo:
O ponto de encontro da manifestação, a partir das 16 horas, será na Associação Médica Brasileira (AMB), na Rua São Carlos do Pinhal, 324. De lá, os manifestantes sairão em passeata rumo ao gabinete de representação da Presidência da República, na Avenida Paulista.

Sergipe:
Em Aracaju, a concentração dos médicos começa às 9 horas , na sede do Conselho Regional de Medicina  do Sergipe. Em seguida, os profissionais farão uma caminhada até a Secretaria Estadual de Saúde.]

Tocantins:
As atividades começarão às 8 horas com um abraço simbólico no Hospital Geral de Palmas. Na sequência, está prevista caminhada até a Praça dos Girassóis.

(Com Agência Brasil)