Topo

Campanha no Metrô de SP alerta para cuidados com prematuros

Do UOL

Em São Paulo

13/11/2013 12h12

Nesta quarta-feira e quinta-feira (14), na Estação Clínicas no Metrô, em São Paulo, especialistas da Sociedade Paulista de Pediatria distribuem material educativo com o tema “Nascer Adiantando Não Significa Ficar Atrasado”, lembrando prematuros famosos, como Albert Eintein. O objetivo é alertar para os cuidados especiais necessários com os bebês prematuros –  nascidos antes de 37 semanas de gestação.  Quanto menor o período de gestação e quanto menor o peso do bebê ao nascer, maiores são os riscos.

Uma das principais causas de hospitalização recorrente e morte entre bebês prematuros é a infecção causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR), um vírus sazonal, cuja circulação pode variar de região para região. Como seus sintomas podem ser confundidos com uma gripe forte, VSR é erroneamente associado a baixas temperaturas. No Brasil, está presente durante todo o ano, mas seu pico é entre abril e setembro nas regiões Sul e Sudeste.

Medidas preventivas contra o VSR incluem lavar as mãos frequentemente e sempre antes de tocar o bebê (o vírus permanece nas mãos por mais de uma hora); evitar aglomerações; lavar sempre os objetos do bebê (em superfície porosa, o VSR pode sobreviver por cerca de 24 horas); evitar o contato de bebês com crianças mais velhas e adultos com sinais de resfriados e com fumantes.