Conteúdo publicado há 4 meses

Homem chuta mesa ao saber que vai continuar preso em audiência no DF; veja

Um preso destruiu uma sala do Núcleo de Audiência de Custódia do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, em São Sebastião, no domingo (30), após saber que permaneceria na cadeia.

O que aconteceu

Detento se revoltou após a Justiça converter a prisão em flagrante para preventiva. O homem foi detido pela Polícia Civil do Distrito Federal por estar de posse de uma motocicleta furtada.

Reação agressiva do preso foi gravada pelas câmeras de segurança da sala. Após ouvir a sentença, o homem, que estava algemado, chuta uma divisória em acrílico que estava sobre a mesa e grita, até ser contido por policiais que acompanhavam a audiência.

Custodiado que reagiu de forma agressiva já cumpria pena em prisão domiciliar por roubo praticado com violência. Ele também já foi interno do sistema socioeducativo por ato infracional análogo ao crime de roubo quando tinha menos de 18 anos.

Defensoria Pública do Distrito Federal defendeu a liberdade provisória do suspeito sob a justificativa de que o furto da moto foi praticado sem violência. Entretanto, a Justiça acolheu a tese do Ministério Público, que alegou que a liberdade do homem representa risco à sociedade.

"O novo envolvimento demonstra que [o investigado] tem personalidade voltada à prática delitiva", avaliou o juiz Romulo Batista Teles. "Para garantia da ordem pública, o senhor permanecerá preso", decretou o magistrado na ocasião.

Preso pode responder pela reação violenta na audiência de custódia. A Justiça determinou que a Polícia Civil do DF apure as "infrações penais de desacato, desobediência e eventual dano ao patrimônio público, em tese, cometidas pelo custodiado durante a audiência".

O homem continua preso e à disposição da Justiça. Como não teve a identidade divulgada, o UOL não conseguiu localizar a defesa para pedir posicionamento. O espaço segue aberto para manifestação.

Deixe seu comentário

Só para assinantes