Topo

Excesso de peso e cintura larga são associados a perda de audição

Nicholas Bakalar

The New York Times

14/12/2013 07h00

Um novo estudo descobriu que índice de massa corporal alto e cintura larga são fatores associados à perda de audição relatada por pacientes.

Os pesquisadores usaram dados de um estudo prospectivo com duração de 20 anos, do qual participaram 68.421 mulheres, que tinham entre 25 e 42 anos no início do estudo.

Após levar em conta fatores como idade, tabagismo, diabetes, hipertensão, entre outros, eles descobriram que quanto mais alto fosse o índice de massa corporal, maior era o risco de perda de audição.

Esse risco aumentou 8% para as mulheres cujo índice de massa corporal (IMC) era de 25 a 29 em comparação com as mulheres com índice inferior a 25. O aumento continuou, acompanhado da massa corporal: 11% para os IMCs entre 30 e 34, 16% para IMCs entre 35 e 39, e 19% para IMC acima de 39. O aumento do risco associado ao aumento da medida da cintura seguiu um padrão semelhante.

Publicado na edição de dezembro do periódico The American Journal of Medicine, o estudo descobriu que a realização de atividade física moderada - apenas 4 horas de caminhada por semana - também reduziu o risco de perda de audição. Os pesquisadores não descobriram vantagens na realização de exercícios mais intensos.

Para a médica Sharon G. Curhan, principal autora do estudo e pesquisadora clínica do Hospital das Mulheres de Brigham, em Boston, é possível que a obesidade comprometa a circulação sanguínea da região do ouvido interno e a atividade física talvez melhore esse fluxo, o que talvez explique a associação.

"A perda da audição talvez não seja parte inevitável do avanço da idade. Talvez seja possível realizar ações para preveni-la", afirmou.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Excesso de peso e cintura larga são associados a perda de audição - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias