Topo

Você adorava balançar e hoje fica enjoado? Saiba por que isso acontece

Uma perda progressiva do equilíbrio e da estabilidade pode ter início a partir dos 20 anos - Gerry Images
Uma perda progressiva do equilíbrio e da estabilidade pode ter início a partir dos 20 anos Imagem: Gerry Images

C. Claiborne Ray

The New York Times

01/03/2014 07h00

Tenho 43 anos. Eu adorava me balançar e girar, como meus filhos pequenos, mas agora fico enjoado. O que aconteceu ao meu equilíbrio?

Uma perda progressiva do equilíbrio e da estabilidade pode ter início a partir dos 20 anos. Os pesquisadores suspeitam que um culpado proeminente entre os vários fatores pode ser as mudanças ligadas à idade nas estruturas do ouvido interno.

Em conjunto com a visão e sensores de posição nos pés, sinais do ouvido interno dizem ao cérebro como manter o corpo equilibrado.

Em duas áreas do ouvido interno, sáculo e utrículo, existem células similares a cabelo recobertas com as estruturas chamadas otólitos. Quando nos mexemos, o peso desses otólitos fazem essas células balançarem, enviam sinais da posição por meio de uma membrana ao nervo vestibular, que se comunica com o cérebro. Sinais de posicionamento conflitantes foram implicados em alguns tipos de vertigem e náusea ligadas ao movimento.

Os otólitos se reduzem em número e mudam de formato com a idade. Segundo pesquisadores, em conjunto com outras mudanças na membrana e no sistema nervoso, isso poderia provocar os problemas de equilíbrio e vertigem, também causados por ferimentos no ouvido interno.

Os pesquisadores também afirmam que o equilíbrio pode muitas vezes ser aprimorado com exercícios simples.