Mais informação com menos tempo de leitura
Topo

Dieta de 60% das crianças com até 2 anos inclui biscoito ou bolo, diz IBGE

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

21/08/2015 10h00

Biscoitos, bolachas ou bolos fazem parte da alimentação de 60,8% das crianças com menos de dois anos de idade no Brasil. Os dados fazem parte do terceiro volume da PNS 2013 (Pesquisa Nacional de Saúde 2013), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (21).

A pesquisa também apontou que 32,3% das crianças nessa faixa etária tomavam refrigerante ou suco artificial.

Segundo a pesquisa, 50,6% das crianças com idade igual ou superior a 9 meses e menor que 12 meses estão em aleitamento materno de modo complementar.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê. Após esse período, outros alimentos podem ser introduzidos aos poucos. Recomenda-se introduzir inicialmente o caldo ou purê de legumes ou mesmo a papa de cereais. Carne, iogurte, leguminosas (como feijão e ervilhas) e ovos podem ser incluídos na dieta a seguir.

Ainda segundo a OMS, o aleitamento materno deve ser mantido até os dois anos de idade.

O Ministério da Saúde alerta que "não há benefício em iniciar os alimentos complementares antes dos 6 meses, podendo, pelo contrário, ocasionar danos à saúde da criança, pois a introdução de outros alimentos de forma antecipada está relacionada à maior frequência de diarreias, hospitalizações por doença respiratória e risco de desnutrição".

Mais Notícias