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Conheça 13 alimentos que parecem saudáveis, mas podem sabotar a dieta

Noelle Marques

Do UOL, em São Paulo

11/09/2015 06h00

Quando se fala em dieta é fácil imaginar um café da manhã com iogurte e granola, um lanche com blanquet de peito de peru e queijo branco, muito suco natural de frutas e comida japonesa no jantar para arrematar. Entretanto, alguns alimentos que a princípio parecem inofensivos podem se tornar verdadeiros vilões para quem quer emagrecer.

Veja 13 vilões da dieta

  • Getty Images

    Granola

    O consumidor deve ficar atento aos ingredientes que compõem a granola, pois muitas têm uma grande quantidade de açúcar, deixando alto o teor de carboidratos do alimento

  • Thinkstock

    Barrinha de cereal

    Os produtos mais populares disponíveis nos supermercados têm baixa quantidade de fibra e alta presença de açúcar. A pessoa que está de dieta deve procurar por aquelas que tenham pelo menos 4g de fibra

  • Reinaldo Canato/UOL

    Água com sabor

    Atenção ao aromatizante artificial presente no produto industrializado! O teor de sódio da bebida também pode ser uma pegadinha para quem retém muito líquido. O ideal é beber águas aromatizadas em casa, com folhas de hortelã ou pedaços de abacaxi, por exemplo

  • Flávio Florido/Folhapress

    Oleaginosas

    Comer acima de 20g de oleaginosas pode comprometer a dieta, já que elas são ricas em gordura. Para se ter ideia, uma castanha do Pará pode ter caloria equivalente a uma fatia de pão integral, dependendo do tamanho. O alimento é uma ótima combinação com frutas, pois diminui a absorção da glicose

  • Rogerio Canella/Folhapress

    Açaí

    A fruta tem alto teor de carboidrato e é bastante calórico. Os tradicionais acompanhamentos do prato, como granola, leite condensado e banana, são dispensáveis

  • Getty Images

    Comida japonesa

    O arroz da comida japonesa pode receber açúcar durante o preparo. O shoyu, molho de soja muito consumido com os alimentos, tem alto teor de sódio e ajuda na retenção de líquido. Além disso, o salmão é considerado um peixe gordo, isto é, com nível alto de gordura

  • Reprodução/Nutritional Benefits

    Frutas

    Fonte de frutose, que gera uma rápida absorção de glicose, as frutas também devem ser consumidas de forma moderada, pois podem gerar uma reserva de gordura. O horário de consumo também deve ser observado, dando prioridade para consumir antes de se fazer exercícios

  • Getty Images

    Bolacha de água e sal

    Quanto mais crocante o alimento, maior será sua fonte de gordura. O alimento não tem fibras, por isso os carboidratos são absorvidos rapidamente, semelhante ao pão branco

  • Thinkstock

    Iogurte

    O alimento pode ser rico em gordura, por isso o consumidor deve ficar atento na hora de comprar. Dê preferência aos desnatados, com teor baixo de gordura, sem aromatizantes e conservantes

  • Thinkstock

    Suco natural

    Um copo de suco de laranja pode ter até 300 calorias. Isso porque se utiliza muitas frutas para conseguir fazer a bebida. O suco também tem rápida absorção porque não tem fibras. Dê preferência a sucos com baixo índice glicêmico, como o de melão

  • Douglas Lambert/Folhapress

    Queijo branco

    Fonte de gordura, o queijo branco deve ser consumido com moderação. O indivíduo pode alternar o consumo com queijos mais magros, como a ricota e o cottage

  • Getty Images

    Blanquet de peru

    É um alimento embutido que contém nitrito e nitrato como conservantes principais. Essas substâncias são cancerígenas, fato comprovado por estudos científicos. O blanquet de peru e o presunto acabam tendo a mesma qualidade nutricional

  • Divulgação

    Sopa pronta

    Um caldo pode ter até 2.000 mg de sódio, por isso as sopas prontas não são indicadas para quem deseja emagrecer

Fontes: 

Elaine de Pádua - nutricionista mestre em Ciências da Saúde pela Unifesp, pós-graduada em Nutrição Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul e especialista em Adolescência para equipe multidisciplinar pela Unifesp

Roseli Ueno Ninomiya - nutricionista formada pela USP e especialista em equipe multidisciplinar na Adolescência pela Unifesp