#SemFrescura: sabia que dá pra cortar cebola sem ir às lágrimas?
Você também vai às lágrimas ao cortar uma cebola? Não há, afinal, quem não fique com os olhos rasos d'água ao realizar tal tarefa. Quer dizer, na realidade há sim. Existem alguns truques que fazem com que esta tarefa seja mais fácil --e menos chorosa-- de se cumprir.
De acordo com Luiz Henrique Ferreira, professor de química da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), este "choro" ocorre pelo seguinte motivo: quando cortamos a cebola, uma reação química ocorre resultado em um composto chamado disulfureto de alilopropila. E quando ele entra em contato com a lágrima, se transforma em ácido sulfúrico, fazendo com que nossos olhos ardam. E aí o choro é livre...
Molhar a mão antes de cortar a cebola, mergulhá-la em água quente por cinco minutos ou cortá-la debaixo de água corrente, no entanto, são algumas estratégias para neutralizar este composto. Então, podemos cortar a cebola tranquilamente --sem chororô. Outra alternativa é ligar o ventilador enquanto a cebola é cortada, fazendo com que a substância seja afastada de seus olhos.
Acompanhe as informações do #SemFrescura toda segunda-feira, porque dá para ser saudável sem frescura.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.