#SemFrescura: sabia que dá pra cortar cebola sem ir às lágrimas?

Do UOL, em São Paulo

Você também vai às lágrimas ao cortar uma cebola? Não há, afinal, quem não fique com os olhos rasos d'água ao realizar tal tarefa. Quer dizer, na realidade há sim. Existem alguns truques que fazem com que esta tarefa seja mais fácil --e menos chorosa-- de se cumprir.

De acordo com Luiz Henrique Ferreira, professor de química da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), este "choro" ocorre pelo seguinte motivo: quando cortamos a cebola, uma reação química ocorre resultado em um composto chamado disulfureto de alilopropila. E quando ele entra em contato com a lágrima, se transforma em ácido sulfúrico, fazendo com que nossos olhos ardam. E aí o choro é livre...

Molhar a mão antes de cortar a cebola, mergulhá-la em água quente por cinco minutos ou cortá-la debaixo de água corrente, no entanto, são algumas estratégias para neutralizar este composto. Então, podemos cortar a cebola tranquilamente --sem chororô. Outra alternativa é ligar o ventilador enquanto a cebola é cortada, fazendo com que a substância seja afastada de seus olhos.

Acompanhe as informações do #SemFrescura toda segunda-feira, porque dá para ser saudável sem frescura.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos