Bebê que nasceu com 350 gramas tem alta após batalha de 5 meses no hospital

Colaboração para o UOL

  • Divulgação/Anne Arundel Medical Center

    Ariana veio ao mundo com 24 semanas de gestação e lutou por 5 meses no hospital

    Ariana veio ao mundo com 24 semanas de gestação e lutou por 5 meses no hospital

A pequena Ariana Cruz-Gutierrez lutou por cinco meses e conseguiu sobreviver a uma difícil batalha: ela nasceu com apenas 350 gramas e teve alta na última terça-feira (8), pesando 4,5 quilos. Foi o menor bebê já registrado no Anne Arundel Medical Center, em Maryland, nos Estados Unidos.

Ariana veio ao mundo com 24 semanas de gestação (cerca de seis meses) causando preocupação na equipe do hospital e nos pais Oscar Gutierrez e Claudia Cruz. "Não sabíamos o que ia acontecer. O bebê podia ter morrido, mas graças a Deus e o incrível trabalho das pessoas aqui, deu tudo certo", disse o pai para o jornal norte-americano "Capital Gazette".

O motivo do parto com apenas seis meses foi que a mãe sofreu de hipertensão gestacional, uma das maiores causas de partos prematuros.

Quando nasceu, Ariana não respirava, mas os pais optaram pela ressuscitação mesmo sem saber se ela poderia sobreviver. Para piorar, ela perdeu peso após o parto, chegando a ter apenas 226 gramas. Ao longo dos cinco meses, a pequena passou por transfusões de sangue e entubações para conseguir sobreviver.

Divulgação/Anne Arundel Medical Center
Ariana Cruz-Gutierrez nasceu com apenas 350 gramas e teve alta de hospital

"Os pais ficaram ao lado dela esse tempo todo, o envolvimento da família foi fundamental (para Ariana ter sobrevivido). A atenção que deram para ela e como eles lutaram", afirmou a médica Suzanne Rindfleisch, diretora da UTI neonatal do hospital.

"Queríamos morrer, mas agora, que passamos por tudo isso foi a melhor decisão que poderíamos ter tomado", afirmou Gutierrez. Entretanto, a batalha continua. Ariana irá passar por exames periódicos para saber se ficou com alguma sequela, algo que, segundo os médicos que a atenderam, só será totalmente esclarecido quando ela tiver por volta de 18 meses de vida.

"Ela é uma bebê especial e será sempre lembrada", completou a médica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos