Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: 1ª paciente confirmada no RJ viajou pela Itália e passa bem

Igor Melo

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/03/2020 17h05

Resumo da notícia

  • Mulher de 27 anos está em isolamento domiciliar até 20 de março
  • Passageiros próximos nos voos que pegou estão sendo contactados
  • Estado tem atualmente 79 casos suspeitos de coronavírus

A primeira paciente confirmada com coronavírus no Rio de Janeiro mora em Barra Mansa, no Sul Fluminense, tem 27 anos e viajou pela Europa entre 9 e 23 de fevereiro, passando pela Itália — que vive uma epidemia de covid-19.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, ela procurou uma unidade de saúde no dia 1º de março e teve o diagnóstico confirmado hoje. A mulher apresentou febre e sintomas respiratórios.

A paciente passa bem e está em casa. Os passageiros de cadeiras próximas nos voos em que ela circulou estão sendo contactados.

A mulher ficará em isolamento domiciliar até o dia 20 de março, segundo o secretário, até que se feche o "ciclo de pelo menos 20 dias até ela estar assintomática".

"É um protocolo ampliado. Todas as informações que temos sobre a circulação do vírus, que é muito recente, podem mudar ao longo do tempo. A gente ainda vai continuar aprendendo sobre o vírus", explicou.

Apesar da confirmação do primeiro caso, o Rio segue no nível mais baixo de atenção em uma escala de zero a três. Santos procurou tranquilizar a população. "Todos podem continuar absolutamente tranquilos. Esse foi um caso importado, não tem nenhum indício de que o vírus circule em território do Rio de Janeiro", afirmou.

Segundo ele, o número de casos suspeitos — atualmente 79 no estado — não revela uma tendência de crescimento no número de pacientes confirmados.

"Não é o número de casos suspeitos que aumenta a chance de termos mais casos. Isso significa que a rede do SUS no Brasil inteiro está funcionando bem", explicou.

Casos suspeitos no Rio de Janeiro

  • Rio de Janeiro - 38
  • Niterói - 11
  • Exterior - 7
  • Maricá , Petrópolis e São Gonçalo - 3
  • Duque de Caxias, Macaé e Nova Iguaçu - 2
  • Itaboraí, Nova Friburgo, Resende, Rio das Flores, Teresópolis, Valença, Volta Redonda e outro estado brasileiro - 1

Oito casos confirmados no Brasil

O Ministério da Saúde informou na tarde de hoje que subiu para 8 o número de casos confirmados do novo coronavírus no país. São seis casos registrados em São Paulo, um no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro. O governo também anunciou que há o primeiro registro de transmissão dentro do país.

As duas novas ocorrências em SP são de pessoas que tiveram contato direto com o primeiro caso confirmado do coronavírus no Brasil, um homem de 61 anos que tinha viajado à Itália.

Um dos episódios é um familiar do primeiro paciente confirmado, que esteve numa festa na casa dele logo após seu retorno da Europa. O outro caso de transmissão local é de uma pessoa que teve contato com esse familiar do primeiro paciente confirmado.

Já o caso confirmado no Espírito Santo é de uma mulher de 37 anos que esteve na Itália. Para o Ministério da Saúde, apesar dos dois casos transmitidos localmente, ainda não há indícios de que o vírus esteja circulando no país. Isso porque ainda é possível identificar a fonte provável da transmissão do vírus.