Topo

Rio de Janeiro tem primeiro caso confirmado de coronavírus

Igor Mello

Do UOL, no Rio

05/03/2020 15h59

O estado do Rio de Janeiro confirmou o primeiro caso de paciente infectado com o novo coronavírus, informou na tarde de hoje a Secretaria Estadual de Saúde. Ainda não há informações sobre o local de residência do paciente ou a forma que ele foi contaminado com a doença.

Ao todo, o Brasil tem oito casos confirmados de Covid-19, doença causada pelo micro-organismo, segundo informou na tarde de hoje o Ministério da Saúde (seis em São Paulo, um no Rio e um no Espírito Santo). Há ainda 636 casos suspeitos. Ontem esse número era de 531 casos em todo o Brasil.

Os estados com mais casos suspeitos são: São Paulo (182), Rio Grande do Sul (104), Minas Gerais (80) e Rio de Janeiro (79). Outros 378 casos já tiveram a suspeita descartada.

Os quatro pacientes que tiveram a doença confirmada de São Paulo estiveram na Itália, mas alguns deles passaram por mais de um país da Europa.

A Secretaria Estadual de Saúde convocou uma entrevista coletiva para as 16h30, com a presença do secretário Edmar Santos. Até ontem, o Rio de Janeiro tinha 55 casos suspeitos de coronavírus.

Esta semana, o secretário anunciou uma série de medidas para combate à doença no estado. Entre elas, a designação de um hospital, com 75 leitos, exclusivamente para atender pacientes graves com a doença que precisem de internação.