Topo

Tem contato com alguém com covid? Isolamento é indicado com ou sem sintoma

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/03/2020 16h34

Resumo da notícia

  • Ministério considera suspeitos casos de quem tem contato próximo ou frequente com pacientes confirmados
  • Recomendação é ficar sete dias em isolamento observando se há aparecimento de sintomas
  • Só procure o serviço de saúde se tiver febre acompanhada de tosse, coriza ou problema respiratório

Quem tem contato próximo ou frequente com casos confirmados de novo coronavírus (Covid-19) deve entrar em um período de isolamento domiciliar mesmo que não apresente sintomas. Para o Ministério da Saúde, essas pessoas são consideradas casos suspeitos.

A recomendação do órgão e de especialistas na área é que a pessoa fique pelo menos sete dias em isolamento para ver se os sintomas aparecem ou não. O mesmo serve para viajantes que tenham chegado do exterior nos últimos dias.

"Sendo início da epidemia, é de bom tom tomar precauções. Afinal, há a parte do contato, do contágio, do tempo de incubação e, por fim, da janela imunológica. Se você tem contato frequente com alguém que contraiu o vírus, pode estar em qualquer um desses quadros, mesmo assintomático", afirma Sylvana Medeiros, secretária-executiva do COSEMS/AL (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas).

A especialista explica que não é tão raro quanto parece um portador do vírus não apresentar sintomas.

"Mas isso não significa que ele não possa transmitir, pelo contrário. Às vezes ele tem, não apresentou, mas passa para alguém que esteja em grupo de risco e essa pessoa fica depois em estado grave", exemplificou a médica sanitarista.

Só procure um posto de saúde se aparecerem sintomas

Por outro lado, o fato de conviver ou se relacionar com uma pessoa que tenha o Covid-19 não significa que você obrigatoriamente tenha o vírus e nem que deva correr para um posto de saúde para fazer o teste.

Segundo o ministério, para evitar superlotação, só devem procurar as unidades de saúde quem apresentar os sintomas da gripe, como febre acompanhada de tosse, coriza ou outro problema respiratório. Em caso de se manter assintomático, basta tomar os cuidados necessários.

"A pessoa que está com o vírus deve sempre usar máscara e evitar ao máximo o contato com os outros. Além de tomar todas as medidas de higiene e não dividir utensílios", aconselha Medeiros.