Topo

Evolução do coronavírus surpreende secretário do Ministério da Saúde

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

16/03/2020 21h01

Resumo da notícia

  • Secretário de Vigilância em Saúde admite que propagação está mais rápida do que o esperado
  • Número de novos casos mais do que dobrou entre sexta-feira e esta segunda
  • Técnicos do ministério trabalham com cenário de mortes causadas pela covid-19

A velocidade do avanço dos casos do novo coronavírus no país surpreendeu o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, que disse acreditar que o Brasil só chegaria a mais de 200 casos daqui a duas semanas.

"Eu acho que está mais veloz do que eu imaginava. Eu esperaria 200 daqui a duas semanas, não agora", disse Oliveira, durante entrevista coletiva a jornalistas em Brasília.

Na última sexta-feira (13), o número de casos confirmados registrados no balanço nacional do Ministério da Saúde era de 98 casos. Esse número mais que dobrou e chegou a 234 hoje.

Os técnicos do ministério acreditam que o número de casos no país deve crescer e que é preciso se preparar para um cenário onde haja mortos pelo novo vírus.

"Outras medidas serão necessárias futuramente. Nós precisamos fazer um guia e uma instrução, por exemplo, para manejo seguro de cadáveres, isso é uma coisa que a gente está trabalhando. A gente pode ter, vai chegar num momento em que a gente vai ter muitos óbitos. Então, estamos nos preparando para todas essas atividades", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde.