Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil tem a menor média móvel semanal de mortes por covid desde 4 de maio

Paciente internado com covid-19 recebe cuidados de equipe médica - Rovena Rosa/Agência Brasil
Paciente internado com covid-19 recebe cuidados de equipe médica Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

02/11/2020 18h28Atualizada em 04/11/2020 01h07

A média móvel de mortes por covid-19 no Brasil nos últimos sete dias ficou em 403 óbitos, indica o consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte. Este dado representa o menor número de vítimas do novo coronavírus desde 4 de maio, quando fechou em 396 mortes.

Nas últimas 24 horas, 168 brasileiros perderam a vida por causa da doença. O total de óbitos causados pela covid-19 chega a 160.272 desde o início da pandemia.

Santa Catarina é o único estado com alta na média móvel de casos neste momento. Há nove estados em estabilidade e outros 17 estão em queda. Todas as regiões do país têm queda na média móvel de mortes —situação na qual há redução de mais de 15% nesse indicador em relação a 14 dias atrás.

Em relação aos casos, houve 8.563 novos diagnósticos positivos nas últimas 24 horas. A atualização elevou o total de pessoas infectadas pela doença para 5.553.378.

Dados do governo são diferentes

O boletim sobre a covid-19 do Ministério da Saúde tem outros dados, e aponta que ocorreram 179 mortes causadas pela doença no intervalo de 24 horas no Brasil. Com esta atualização, o número de óbitos causados pelo novo coronavírus subiu para 160.253, conforme o governo federal.

Os dados oficiais também indicam que, de ontem para hoje, foram diagnosticados 8.501 novos pacientes com covid-19. Desta forma, o número total de pessoas infectadas desde o começo da pandemia subiu para 5.554.206.

Homenagem às vítimas em São Paulo

Para homenagear os mortos, neste feriado de Finados uma carreata com 32 ambulâncias foi realizada no centro de São Paulo. Quando o relógio marcou meio-dia, as sirenes permaneceram ligadas por um minuto.

O ato contou com a participação do Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, além de socorristas, paramédicos e motoristas das ambulâncias. São Paulo é o estado mais afetado do país pela pandemia e, de acordo com os números oficiais, 1,1 milhão de pessoas foram infectadas pela doença e 39.346 morreram.

ambu - BRUNO ESCOLASTICO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - BRUNO ESCOLASTICO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: BRUNO ESCOLASTICO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Consórcio de imprensa confirma dados

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes recentes de autoridades e do próprio presidente colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.