Topo

Esse conteúdo é antigo

Vecina: OMS pode decretar fim da pandemia, mas Brasil tem várias realidades

11/03/2022 09h59Atualizada em 11/03/2022 11h53

O decreto de pandemia de covid-19 completou dois anos nesta sexta-feira (11), mas o fim do problema ainda parece distante. Gonzalo Vecina Neto, sanitarista que participou do UOL News nesta sexta-feira (11), entende que, mesmo quando a OMS (Organização Mundial de Saúde) decretar o fim da pandemia, o Brasil poderá ter várias realidades diferentes.

"Uma coisa é o decreto da OMS. Outra coisa é a situação no Brasil. Em um país desse tamanho, vai ter várias realidades. As variantes começaram pelas portas de entrada do país, São Paulo e Rio de Janeiro. Então a doença começa aqui e só vai ser arrefecida por aqui", analisou Vecina.

Marco Aurélio Sáfadi, infectologista que também participou do UOL News, entende que o fim da pandemia pode ser decretado ainda neste ano pela OMS.

"É possível o fim da pandemia neste ano. É um cenário real. O aumento da imunidade diminuiu a letalidade. A doença deve assumir uma sazonalidade. Vai haver uma diminuição da incidência e o vírus vai passar a circular de acordo com condições climáticas. Quando tiver esse cenário, a gente pode vislumbrar a possibilidade de decretar fim da pandemia", concluiu Sáfadi.

Veja as notícias do dia no UOL News com Fabíola Cidral: