Topo

Número de casos de meningite nos EUA chega a quase 300

Esteroide injetável contaminado com fungo causou epidemia de meningite nos Estados Unidos - AP/Minnesota Department of Health
Esteroide injetável contaminado com fungo causou epidemia de meningite nos Estados Unidos Imagem: AP/Minnesota Department of Health

Greg McCune

22/10/2012 20h13

Os Estados Unidos já somam 294 casos de meningite ligados a injeções contaminadas de um esteroide, afirmaram nesta segunda-feira (22) os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês). Segundo o órgão, o país constatou um aumento de 12 casos de um dia para o outro.

O boletim informou, também, que houve outros três casos de infecções após o uso da medicação, mas sem resultar em meningite, o que poderia elevar para 297 o total de infecções no país. A incidência de casos continuou a aumentar, mesmo após a empresa farmacêutica New England Compounding Center recolher todos os produtos e suspender suas operações.

Os casos de meningite foram identificados em 16 Estados, com mortes em sete deles. Ao todo, 23 pessoas morreram desde que as autoridades médicas anunciaram, no começo do mês, terem descoberto um fungo em uma amostra de um esteroide da empresa com sede em Massachusetts. O esteroide é usado como um analgésico pela população, normalmente para aliviar dores na coluna. 

A meningite causada por esse fungo é rara e não é contagiosa. Ela causa uma infecção nas membranas que envolvem o cérebro e a coluna vertebral. Os pacientes contaminados mostram uma variedade de sintomas, incluindo fortes dores de cabeça e febre, entre uma e quatro semanas depois das aplicações. Como são sintomas parecidos com os de uma gripe comum, muitas vezes, a doença é detectada tarde demais.