Topo

Chaperona brasileira do Miss Universo mora nos EUA há 46 anos, mas sente saudades da terra natal

Aparecida Cunha, 66 (primeira à esquerda), posa com suas colegas chaperonas do MU 2011 - Juan Guerra/CGH
Aparecida Cunha, 66 (primeira à esquerda), posa com suas colegas chaperonas do MU 2011 Imagem: Juan Guerra/CGH

Fábio Luís de Paula

Do UOL Tabloide <br> Em São Paulo

07/09/2011 06h30

 

Em meio à beleza das candidatas ao Miss Universo 2011, um grupo de senhoras que segue as meninas para cima e para baixo tem chamado a atenção de quem comparece aos eventos da lotadíssima agenda do concurso: as chaperonas.

E não é que o UOL Tabloide encontrou uma brasileira mineira entre elas?

Aparecida Cunha, 66, ficou um pouco acanhada ao ser abordada pela reportagem, mas não escondeu seu sentimento quando questionada sobre o Brasil.

"Tenho saudades", conta ela, que vive há 46 anos nos Estados Unidos, mais precisamente na Flórida.

"Fui com aqueles sonhos de jovem... Mas como já estou lá há bastante tempo, não volto mais".
 

 

Natural de Poços de Caldas (MG), Aparecida lembra que virou chaperona por acaso.

"Em 1985, aconteceu o Miss USA na minha cidade, e uma das pessoas que cuidava das meninas montou um grupo de chaperonas e eu entrei nele. Isso foi ótimo pois, desde 1990, acompanho as candidatas que falam português no Miss Universo, como Brasil, Portugal e Angola".
 
"Mãezona" de mais de vinte representantes do Brasil no Miss Universo, ela lembra que a primeira brasileira que acompanhou no concurso foi a paulista Patrícia Godói, Miss Brasil 1991.

"É bom pois volto a ter um pouco de contato com as minhas raízes. Gostei muito quando soube que o concurso ia ser aqui e me sinto contente de estar no meu país", destaca.

"Portuguese Society"

Este ano, Aparecida está responsável pelas misses Angola - Leila Lopes, 25 -, Bolívia - Olívia Pinheiro, 27-, Portugal - Laura Gonçalves, 22 -, e Brasil - Priscila Machado, 25. As quatro candidatas, que falam português e se autodenominam por meio de mensagens nas redes sociais de "Portuguese Society", se dão muito bem com Aparecida.
 
"A dona Cida tem me tratado como uma filha, sempre preocupada e interessada no meu bem-estar", detalha a boliviana, que é filha de pai brasileiro. "Ela é uma pessoa de muito bom coração e para mim é uma sorte tê-la como chaperona".

Mãezonas, chaperonas espantam "gatos" que rondam as misses

Você sabe o que é chaperona?

Chaperonas são mulheres designadas para tomar conta das candidatas dos concursos de miss e mister. Elas são como "mãezonas" das beldades, que estão longe de casa e da família e, na maioria das vezes, em um país de cultura distinta. Se elas estão tristes, sem sono, ansiosas ou doentes, é às chaperonas que devem recorrer.
 
Este ano o Miss Universo designou uma chaperona para cada quatro misses. Como o número é ímpar - são 89 concorrentes - há uma chaperona com cinco meninas.