Topo

Brasileira fica em terceiro lugar, e angolana é eleita Miss Universo

Bárbara Paludeti e Márcio Padrão

Do UOL Tabloide e do BOL, em São Paulo

12/09/2011 23h57

Na primeira vez em que o Brasil foi sede de um concurso de Miss Universo, a representante brasileira quase chegou lá: a gaúcha Priscila Machado ficou em terceiro lugar. O título ficou com Leila Lopes, de Angola.

O Brasil não vence o Miss Universo desde 1968, quando a baiana Martha Vasconcellos foi eleita. Antes dela, a outra única brasileira a vencer foi a gaúcha Ieda Maria Vargas, de 1963.

O concurso começou com as 89 candidatas se apresentado: nome, idade e o país que representam. Logo na sequência, houve o primeiro corte nas candidatas. Dezesseis beldades avançaram à segunda fase: Angola; Austrália; Brasil; China; Colômbia; Costa Rica; Estados Unidos; Filipinas; França; Holanda; Kosovo; Panamá; Porto Rico (aniversariante!); Portugal; Ucrânia e Venezuela.

Como esta é uma edição comemorativa (o 60º concurso), houve uma pequena retrospectiva com imagens de concursos antigos.

Na sequência, foi apresentado o primeiro prêmio paralelo da noite: a Miss Panamá venceu na categoria de trajes típicas.

Depois, houve a primeira apresentação musical: Claudia Leitte deixou o lado brasileiro de lado, apesar da presença da capoeiristas no palco, e cantou “Locomotion” em inglês e espanhol. Durante o show, houve o desfile de biquíni.

Mais prêmios e semifinalistas

Na sequência, foram anunciados mais dois prêmios paralelos: a sueca foi eleita Miss Fotogenia; e a representante de Montenegro ficou com o título de Miss Simpatia. Nesta categoria, as eleitoras são as próprias candidatas.

Após a entrega destes dois prêmios, houve o segundo corte. Apenas dez avançaram à semifinal: Angola, Austrália, Brasil, China, Costa Rica, Filipinas, França, Panamá, Portugal e Ucrânia.

O segundo show também foi o de uma cantora brasileira cantando em inglês: Bebel Gilberto apresentou “Close Your Eyes”. Durante a apresentação, as candidatas desfilaram em trajes de gala.

Última etapa

Uma vez definidas as cinco finalistas, a última fase foi a sequência de perguntas para as candidatas. As perguntas foram sorteadas, como de praxe.

Enquanto os jurados apontavam suas notas, a mexicana Ximena Navarrete, fez o seu último desfile – e último discurso – como Miss Universo 2010.

O último desfile antes do anúncio da vencedora foi, mais uma vez, com as candidatas em traje de gala.

Assim, foram anunciadas as cinco vencedoras: Leila Lopes (Angola), em primeiro; Olesya Stefanko (Ucrânia), em segundo; Priscila Machado (Brasil), em terceiro; Shamcey Supsup (Filipinas), em quarto; e Luo Zilin (China), em quinto.