Topo

Brasileira está entre as cinco finalistas e pode se tornar Miss Universo

Miss Brasil, Gabriela Markus, desfila de biquíni no Miss Universo 2012 - Matt Brown/Miss Universo
Miss Brasil, Gabriela Markus, desfila de biquíni no Miss Universo 2012 Imagem: Matt Brown/Miss Universo

Fábio Luís de Paula

Do UOL, em São paulo

20/12/2012 00h26Atualizada em 20/12/2012 01h47

A gaúcha Gabriela Markus pode quebrar na noite desta quarta-feira (19), o jejum do Brasil na conquista da coroa de Miss Universo. Ela se classificou entre as cinco finalistas do concurso, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos, e está mais perto do título. No total, 89 candidatas do mundo todo disputavam a vaga que pertencia à angolana Leila Lopes.

Quem merece ser Miss Universo?

  • Arte UOL

    Compare, vote e escolha a mais bela das belas

Além de Gabi, formaram o top 5 as misses Venezuela, Irene Esser, Filipinas, Janine Tugonon, Austrália, Renae Ayris, e Estados Unidos, Olivia Culpo.

O maganata Donald Trump abriu o concurso vestido de Papai Noel, seguido pela apresentação das 89 misses que disputam a coroa ao som da música "Live While We're Young", da boy band One Direction.

Logo depois anunciaram o top 16, seguido por um desfile de biquíni e o anúncio do top 10 que, além da brasileira e das misses Venezuela, Austrrália, EUA e Filipinas, foi composto pela Miss França, Marie Payet, Miss Rússia, Elizaveta Golanova, Miss Hungria, Agnes Konkoly, Miss África do Sul, Melinda Bam e Miss México, Karina Gonzalez.

Logo depois, ao som da banda Train, as meninas desfilaram com seus vestidos de gala.

Este ano um sortudo terá a oportunidade de ter a sua pergunta lida a uma das cinco finalistas. Os fãs tuitaram com a hashtag #AskMissUniverse para ter a chance de ter a sua pergunta escolhida. Além disso, uma das 16 semifinalistas terá sido escolhida pelo voto popular na internet.

Reinado mais longo

A angolana Leila Lopes venceu a 60ª edição do Miss Universo em setembro do ano passado, em São Paulo. Como vai coroou sua sucessora em dezembro de 2012, é a vencedora que está a mais tempo no posto, em um reinado de 15 meses.