Topo

Miss World 2013 cancela desfile de biquínis por causa de muçulmanos da Indonésia

Do UOL, em São Paulo

05/06/2013 15h44

As candidatas deste ano ao concurso Miss World 2013 não vão usar biquínis na competição. Trata-se de uma tentativa de evitar ofender a maioria muçulmana da Indonésia, país que sediará o concurso, confirmaram os organizadores nesta quarta-feira (5).

As 137 mulheres que vão participar da competição em setembro vão trocar os biquínis por roupas mais conservadoras, como os sarongues, para o desfile de trajes de banho.

O concurso está sendo realizado na ilha de Bali, onde os turistas estrangeiros vão aos milhões e as praias ficam lotadas de mulheres tomando sol em trajes de banho ousados.

Apesar disso, a presidente da organização do Miss Mundo, Julia Morley, insistiu que nenhuma das participantes do concurso usará biquíni.

"Não quero chatear ninguém nem envolver ninguém em uma situação em que sejamos desrespeitosos. Nós valorizamos o respeito de todos os países envolvidos no concurso", disse Morley à AFP, explicando que as últimas roupas ainda foram finalizadas.

Os organizadores do Miss Mundo estão negociando com cuidado, depois de vários eventos musicais realizados na Indonésia terem provocado polêmicas devido às roupas dos artistas.

Cancelamento

O Conselho de Ulemás da Indonésia, a maior instância religiosa islâmica do país, já exigiu do governo o cancelamento da celebração do Miss World por considerá-lo "prejudicial para a comunidade muçulmana", de acordo com a imprensa local citada pelo site espanhol El Mundo.

"A Indonésia não deveria ter nada a ver com um evento assim", disse o chefe do conselho, Abdusommad Bukhori. "Queremos construir um país de moral, não de hedonismo, e aconselhamos ao presidente que não o permita [o evento]. Esta é uma opinião que compartilham muitas organizações islâmicas", acrescentou.

Bukhori advertiu que o concurso pode provocar uma "resposta violenta" por parte de seus detratores e ameaçou boicotar o certame. "Acabem com isso a tempo", afirmou o religioso. (Com AFP)