Topo

Mister Mato Grosso vence prova de melhor sorriso

Victor Zanatta, Mister Mato Grosso, o melhor sorriso - Leonardo Rodrigues/Mister Brasil
Victor Zanatta, Mister Mato Grosso, o melhor sorriso Imagem: Leonardo Rodrigues/Mister Brasil

Do UOL, em Angra dos Reis (RJ)

09/05/2014 18h00

Victor Zanatta, Mister Mato Grosso, venceu a prova de melhor sorriso do concurso Mister Brasil 2014 e mostrou que está sempre pronto para esbanjar os dentes brancos nas fotos.

O dentista Manuel Barrios, responsável pela escolha, explica abaixo quais foram os critérios:

UOL: Como foi feita a escolha do melhor sorriso?
Manuel Barrios:
Desta vez tive a vontade de fazer uma prova diferente, em que o participante fosse mais além de 'sorrir' e ser avaliado, queria que ele percebesse a importância do sorriso no contexto fotográfico, já que a grande maioria é modelo ou aspira esta oportunidade. É imprescindível saber se posicionar corretamente para uma fotografia, buscar uma melhor posição e enquadramento para valorizar sua imagem e, obviamente, saber bem utilizar seu sorriso para isto. Desta maneira, propus que o mister realizasse uma fotografia do tipo 'selfie' e postasse em seu Facebook junto a uma frase sobre 'sorrisos'; pois além de avaliar fotogenia (sem auxílio de Photoshop, iluminação de estúdio ou qualquer tipo de manipulação de imagem), observei também a noção de enquadramento na fotografia, valorizando assim o seu melhor sorriso.

UOL: Quais os critérios levados em consideração?
Barrios:
Fotogen e estética do sorriso --alinhamento e formato dental, coloração, linha média coincidindo com linha média facial, relação de paralelismo dental da arcada superior com o contorno do lábio inferior, harmonia entre dentes, lábios, gengivas e sutil combinação com os traços faciais do candidato.

UOL: Existe um padrão de beleza no sorriso?
Barrios: Não existe, pois as pessoas são diferentes, carregam consigo genética de pai e mãe, formatos e arranjos dentais dos mais variados. Mas existem características a serem observadas do ponto de vista técnico-científico-estético para que possa se dizer que o sorriso é realmente bonito e harmônico.

UOL: Por que as pessoas gostam do sorriso branco?
Barrios:
Sorriso branco ilumina o rosto, deixa a pessoa com aspecto mais jovial e transmite saúde. É um sinônimo de cuidado, higiene e status.

UOL: Como é o sorriso perfeito para um mister?
Barrios:
Um sorriso que transmita confiança, saúde, que seja alinhado e em conformidade harmônica com seu rosto.

UOL: O sorriso perfeito dos homens é parecido com o das mulheres?
Barrios:
Não. Isto na odontologia estética é um critério muito observado em casos de reabilitação estética de sorriso. Deve-se sempre levar em conta gênero, idade e pecualiaridades intrabucais e faciais do indivíduo, seja homem ou mulher.