Liberianos ganham a vida como 'outdoors' humanos no meio do trânsito
Do UOL, em São Paulo
05/07/2017 09h53
As ruas de Monrovia, capital da Libéria, ganharam um novo tipo de profissional. Dezenas de rapazes ficam agora parados por horas, com seus corpos pintados dos pés à cabeça, anunciando todos os tipos de produto. São os "outdoors" ambulantes, nova estratégia das empresas de publicidade do país.
"Me sinto bem pintado porque é isso que me dá o pão de cada dia. Enquanto isso, alguns amigos meus estão nas ruas roubando dos outros", afirmou Emmanuel Howard, 25 anos, à agência de notícias AFP.
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Pintar o corpo para chamar a atenção não é algo tão novo assim na Libéria. Nos anos 90, torcedores de futebol se cobriam de tinta com as cores da bandeira nacional para incentivar a seleção. Eles ficavam parados como estátuas ou andavam como robôs e eram considerados mascotes da equipe.
Inspirado nesses torcedores que empresas de publicidade criaram os "outdoors" ambulantes. Emmanuel Ben, de 26 anos, é um dos empresários que aposta nesta ideia.
"DHL e a Total estão entre os meus clientes", afirmou, se referindo às gigantes alemã de logística e francesa de petróleo. Mas o foco dos profissionais que passam horas imóveis nas ruas do país são as empresas pequenas.
Desde 2013, quando montou o negócio, Ben já contratou 35 funcionários. Ele cobra US$ 10 por hora das empresas e paga a mesma quantia por jornada a quem estiver trabalhando como "outdoor" humano.
A maior parte dos empregados é jovem, com menos de 30 anos e com pouco estudo. Muitas vezes, esse tipo de trabalho é a única opção para eles.