Topo

Considerado um dos pais da internet, Larry Roberts morre aos 81 anos

Larry Roberts, considerado um dos pais e fundadores da internet - Reprodução
Larry Roberts, considerado um dos pais e fundadores da internet Imagem: Reprodução

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

31/12/2018 13h10

Um dos pioneiros da internet, o cientista norte-americano Lawrence Roberts, conhecido como Larry Roberts, morreu aos 81 anos. Segundo a imprensa norte-americana, que divulgou a morte nesta segunda (31), a causa foi um ataque cardíaco ocorrido na casa onde Roberts morava, em Redwood, na Califórnia, no último dia 26 de dezembro.

Nos anos 60, o cientista ajudou a desenhar e construir o que no futuro viria a ser a internet. Larry Roberts comandou no Pentágono parte da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada dos Estados Unidos (Arpa, na sigla local), que tinha a missão de criar uma rede de computador chamada Arpanet, conhecida por ser a precursora da internet.

O trabalho do cientista foi ainda de recrutar engenheiros para construir e testar o hardware e software necessário para que o sistema fosse desenvolvido. As tecnologias inovadoras da Arpanet ainda sustentam a internet usada até os dias de hoje.

Pela sua contribuição no desenvolvimento da web, Roberts é considerado um dos pais fundadores da internet - assim como Vint Cerf, Len Kleinrock, Bob Kahn e Tim Berners-Lee, cada um com uma contribuição diferente.

Filho de dois químicos, o cientista escolheu a eletrônica por ser um campo de estudo que tinha uma visão mais futurística.

Queria algo novo, não velho como química

Larry Roberts, em entrevista ao New York Times

Duas inovações principais são creditadas a Roberts: o layout da rede original e a maneira como ela "embaralha" os dados entre seus vários nós. O cientista decidiu por uma estrutura distribuída entre os elementos da rede, em vez de um sistema centralizado. Além disso, decretou que os dados deveriam ser divididos em pequenos pedaços ou pacotes à medida que viajavam para seus destinos.

A decisão de Roberts de criar uma rede que distribui o controle por múltiplos computadores segue como uma das bases da internet atual. Durante seu trabalho na Arpa, o cientista norte-americano ainda participou da invenção do email.

Os primeiros quatro computadores foram conectados à Arpanet em 1969 e o número cresceu rapidamente, após universidades e outros pesquisadores se unirem ao sistema. Larry Roberts foi peça-chave para a Arpanet ser colocada em uso e encorajou outros a adotarem a rede, além do sistema de email para melhorar a comunicação e a colaboração.

Após deixar a Arpa, o cientista teve uma carreira de destaque fundando e comandando startups de rede.