Topo

Modo escuro e stickers animados: o que pode surgir no WhatsApp nesta semana

App preferido do brasileiro poderá fazer pagamentos e chamadas pelo computador - Petar Chernaev/Getty Images
App preferido do brasileiro poderá fazer pagamentos e chamadas pelo computador Imagem: Petar Chernaev/Getty Images

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

29/04/2019 12h34

Você anda meio entediado do WhatsApp? Pois suas maiores chances de retomar o amor pelo aplicativo estão nesta terça e quarta-feira (30 e 1º), quando acontecerá a conferência Facebook F8, voltada para desenvolvedores. Como no ano passado algumas novidades sobre WhatsApp foram anunciadas, esperamos um repeteco isso.

O editor do WABetaInfo, site especializado em antecipar recursos do aplicativo, fez um agregado de suas pequenas descobertas e que acredita serem as que o grupo Facebook deverá lançar nesta semana no F8.

Como são informações extraoficiais --isto é, não confirmadas pelo WhatsApp-- claro que há chances de não virmos nada disso no evento. Mas o alto grau de acerto do WABetaInfo depõe a favor das (supostas) novidades. Vamos a elas:

WhatsApp Web chamada de voz - Reprodução/WABetaInfo - Reprodução/WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Chamadas no WhatsApp Web

Essa é uma novidade bem interessante. O WhatsApp Web é a interface do app para computadores, e como você sabe, ele repete muitas funcionalidades do aplicativo, mas não todas. Uma que estava faltando era a chamada, seja por voz ou por vídeo.

Pelo menos a chamada por voz, segundo a fonte, está em desenvolvimento. Ele encontrou o termo "Chamada de voz" no menu de opções da conversa no Web, além de uma tela da chamada em andamento. Dá para perceber que a interface ainda está meio esquisita justamente por estar em estágio inicial de produção.

WhatsApp Web chamada de voz - Reprodução/WABetaInfo - Reprodução/WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Stickers animados

Já falamos sobre eles há alguns dias, mas em resumo, são figurinhas animadas, como se fossem GIFs. Quando o WABetaInfo falou sobre isso pela primeira vez, encontrou o recurso nas plataformas Android, iOS e Web. Então dá para pressupor que este será um anúncio importante, para atingir a todos os públicos.

Modo escuro

Outro recurso descoberto e esperado há alguns meses, o modo escuro serve para duas coisas: proteger os olhos da luz forte do celular --principalmente à noite-- e economizar a bateria --menos branco na tela significa menos emissão de luz, logo, uma sobrevida na carga da bateria em telas Oled e Amoled, que conseguem acender e apagar pixels individualmente. E há quem também ache bonito, afinal.

WhatsApp Web Modo escuro - Reprodução/WABetaInfo - Reprodução/WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Segundo o WABeaInfo, ao contrário do Facebook Messenger, o modo escuro do WhatsApp "não é totalmente compatível com telas Oled" e "é baseado em uma cor cinza muito suave", mas também não adiantou mais detalhes.

Privacidade para grupos

No começo de abril, o próprio WhatsApp postou em seu blog o anúncio das novas configurações de privacidade para grupos. A melhor coisa é que você terá o poder de decidir quem poderá adicioná-lo sem aviso em um grupo: todo mundo, seus contatos ou ninguém.

A equipe do WhatsApp prometeu isso "mundialmente nas próximas semanas". Na verdade, podemos ver abaixo que eles ativaram o recurso para o aplicativo beta do WhatsApp Business no Android. Então a versão normal deve receber isso em breve mesmo.

WhatsApp Web privacidade para grupos - Reprodução/WABetaInfo - Reprodução/WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

App universal para Windows

Já faz um tempo que o WhatsApp para Windows Phone não recebe atenção por um motivo lógico: o Windows Phone não é mais desenvolvido há quase dois anos. Mas o WABetaInfo levantou um rumor curioso: que a Microsoft estaria desenvolvendo uma versão universal do app para Windows.

Mas o que é "universal" aqui? Na verdade é o termo para um app criado para todo o ecossistema Microsoft, que inclui não apenas Windows para PC e aparelho móvel, mas também XBox, Surface Hub, HoloLens e internet das coisas. Será?

WhatsApp Payments com mais moedas

Essa novidade é bem interessante para nós, brasileiros: a plataforma de pagamentos do WhatsApp, que transforma o app em um tipo de carteira digital, está chegando ao Brasil e outros dois países: México e Reino Unido. Na Índia, já está funcionando.

Dessa forma, o WhatsApp Pagamentos (será essa a tradução?) aceitará, no total, as moedas rúpia, real, libra, euro e dólar.