Topo

Chile: Piñera propõe fundo para Educação de US$ 4 bi

05/07/2011 23h03

SANTIAGO, Chile, 5 Jul 2011 (AFP) -O presidente do Chile, Sebastián Piñera, anunciou na noite desta terça-feira um Grande Acordo Nacional para a Educação, que inclui um fundo de 4 bilhões de dólares, após os protestos estudantis que sacudiram o país.

"Já é hora de acabar com as ocupações e os protestos e de recuperar os caminhos do diálogo. Por esta razão, proponho a todos os chilenos e chilenas um Grande Acordo Nacional pela Educação.

Piñera anunciou o acordo, chamado de "GANE", em rede nacional de rádio e TV.

Os principais objetivos da medida "são melhorar a qualidade, o acesso e o financiamento do Ensino Superior", atualmente com cerca de um milhão de estudantes, que em sua maioria pagam os estudos com empréstimos privados.

"Não queremos que o sonho de um filho formado seja o pesadelo financeiro para seus pais ou um fardo para os novos profissionais", assinalou o presidente.

Os 4 bilhões de dólares do Fundo para a Educação procederão do orçamento fiscal, do Fundo de Estabilização Econômica e Social e dos excedentes do cobre.

Na quinta-feira passada, ao menos 80 mil pessoas ocuparam as ruas de Santiago para exigir melhorias na educação pública do Chile, num dos maiores protestos dos últimos 20 anos.

A manifestação terminou com violentos choques com a polícia e dezenas de detidos.