Sobe para 10 número de mortos por temporal no Uruguai, evacuados diminuem

Montevidéu, 23 Abr 2016 (AFP) - O número de mortos pelo forte temporal de chuvas e ventos que assolou o Uruguai durante uma semana aumentou para dez, enquanto que o número de evacuados abaixou pela primeira vez neste sábado, informou o governo.

"Lamentavelmente, o balanço de perda de vidas humanas nesta semana foi de 10 cidadãos uruguaios", declarou o presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, em uma coletiva de imprensa, em Montevidéu, após uma sessão extraordinária do Conselho de ministros.

O presidente também declarou que persistem dois feridos graves, embora em estado estável.

O número de pessoas evacuadas ou auto-evacuadas pelo temporal e as inundações diminuiu pela primeira vez desde o início do fenômeno climático para 11.689, segundo o número registrado pelo Sistema Nacional de Emergência na manhã deste sábado. Até a sexta-feira, este número passava dos 12.270.

O órgão também declarou que 30 estradas permaneciam fechadas pelas inundações.

A maioria das vítimas (cinco) perderam a vida após o tornado que na sexta-feira passada devastou a cidade de Dolores (265 km a oeste de Montevidéu). Outras pessoas morreram arrastadas pelas fortes correntes devido à cheia dos rios e córregos.

O balanço é particularmente alto na história dos fenômenos naturais que afetaram o Uruguai, um país de clima temperado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos