Topo

Terremoto de magnitude 7 abala Vanuatu

28/04/2016 21h07

Hong Kong, 29 Abr 2016 (AFP) - Um terremoto de magnitude 7 foi registrado em Vanuatu, no Pacífico, na manhã desta sexta-feira (horário local), e um alerta de tsunami chegou a ser emitido - informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês).

O alerta foi anulado cerca de duas horas depois.

Em um primeiro momento, o Centro Nacional de Alerta de Tsunami (NTWC, na sigla em inglês) anunciou um terremoto de 7,3 de magnitude, a uma profundidade de 10 quilômetros.

"Perigosas ondas de tsunami desse terremoto são possíveis no raio de 300 km do epicentro ao longo da costa de Vanuatu", alertou o NTWC.

De acordo com o USGS, o tremor foi sentido a 209 km da capital, Port Vila, às 6h33 locais (16h33 de quinta-feira em Brasília).

O jornalista Moses Stevens, que está em Port Vila, relatou que não houve danos na capital. Outras fontes disseram que o terremoto foi mais sentido na ilha do Espiritu Santo.

Vanuatu, um arquipélago de 80 ilhas, um dos países mais pobres do planeta, situa-se no "Anel de Fogo", uma região de intensa atividade tectônica no Pacífico, onde ocorrem terremotos e erupções vulcânicas frequentes.

Um tremor de magnitude 6,5 já havia atingido o país no começo do mês, mas nenhum alerta de tsunami foi emitido.