Ameaça climática altera gabarito de obras em Cingapura

Singapura, 12 Jul 2016 (AFP) - Diante da ameaça de mudanças climáticas, Cingapura vai construir o novo terminal do seu aeroporto em um local mais alto do que o resto da cidade, e instalou quebra-mares ao longo de grande parte da sua costa, afirmaram as autoridades no fim de semana.

O quinto terminal do Aeroporto de Changi - eleito o melhor do mundo por uma consultora britânica - será construído 5,5 metros acima do nível do mar, disse o governo em um relatório sobre mudança climática.

Desde 2011, o governo exige que todos os novos terrenos reclamados sejam pelo menos quatro metros acima do nível médio do mar, em comparação com os três metros exigidos anteriormente, segundo o relatório. Além disso, as estradas próximas a zonas costeiras têm sido elevadas para níveis mais altos.

"Somos vulneráveis aos efeitos das mudanças e variações climáticas", disse o relatório, observando que Cingapura é uma ilha tropical de baixa altitude.

"As mudanças climáticas poderiam apresentar desafios difíceis, visto que o Aeroporto de Changi enfrenta riscos de inundações causadas por chuvas fortes e pela subida do nível do mar", afirmou o relatório.

O texto também detalhou outras medidas que o governo está tomando para enfrentar as alterações climáticas, incluindo a cobertura de cerca de 70% do litoral com paredões e encostas rochosas para evitar erosões.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos