PUBLICIDADE
Topo

Baleia chega à costa de Montevidéu e fica a metros de curiosos

24/08/2016 17h07

Montevidéu, 24 Ago 2016 (AFP) - Uma baleia jubarte (Megapteranovaeangliae) de oito metros de comprimento permanece desde terça-feira nas águas costeiras de Montevidéu, e o lugar onde se encontra se tornou um ponto de parada para centenas de curiosos uruguaios.

O mamífero quase não sobe até a superfície para respirar, e se observa um leve movimento da sua cauda nas águas calmas do Porto de Mergulho, em uma das zonas litorâneas mais transitadas, ao sul de Montevidéu, constatou um jornalista da AFP no local.

O lugar se converteu em um ponto de parada para curiosos que se aproximam até alguns metros de distância do animal, e a guarda costeira uruguaia teve de mobilizar efetivos para evitar aproximações que ponham em risco a saúde das pessoas.

O jornal uruguaio El País, citando cientistas, afirmou que a conclusão dos especialistas é que o animal está doente e se aproximou ao litoral para morrer.

O Uruguai se tornou uma rota de passagem para baleias, principalmente para baleias francas, no seu caminho em direção ao sul do continente nesta época do ano.