Topo

Milhares de crianças recolhem toneladas de lixo de praias chilenas

23/09/2016 16h47

Valparaíso, 23 Set 2016 (AFP) - Milhares de crianças e voluntários se lançaram nesta sexta-feira (23) em um projeto para limpar 100 praias de todo o Chile, com o objetivo de ultrapassar as 43 toneladas de lixo que foram recolhidas no ano passado nessa mesma iniciativa.

Na Caleta Portales, uma pequena praia de pescadores na cidade portuária de Valparaíso, cerca de 300 estudantes limparam durante horas a orla marítima, junto com autoridades ambientais e da Marinha chilena.

A iniciativa se repetiu em 100 praias do Chile, com a participação de cerca de 6.000 voluntários, por ocasião do Dia Internacional da Limpeza de Praias.

Com as mãos e com a ajuda de trajes especiais, os voluntários recolheram na Caleta Portales principalmente sacolas de plástico, garrafas, tampas de bebidas, guimbas de cigarro, redes de pesca, roupas, pneus e tapetes, entre outros objetos.

"Isso será levado para os aterros sanitários municipais, e também será feito um trabalho de reciclagem", disse à AFP o contra-almirante Otto Mrugalski.

"Cerca de 80% do lixo que encontramos é de fonte humana e chega ao mar através dos rios", afirmou Mrugalski.

A iniciativa mundial para a limpeza de praias já ocorre há 25 anos. No Chile, foi adotada em 2008.

"É uma tremenda oportunidade de limpar as praias e de poder transmitir uma mensagem para aumentar nossos níveis de consciência ambiental", disse à AFP o ministro chileno do Meio Ambiente, Pablo Badenier.

No âmbito de um plano nacional de proteção de oceanos, o Chile concretizou recentemente a criação do parque marinho Nazca-Desventuradas no Pacífico, a 892 km da costa chilena, que protege uma área de mais de 300.000 km2.

As autoridades trabalham, ainda, na criação de uma área de conservação marinha na Ilha de Páscoa.

Empresas privadas também contribuem com a proteção ambiental.

Nos últimos cinco anos, a Nestlé reduziu o uso de água e os resíduos de embalagens, contou à AFP o chefe de Comunicações da empresa no Chile, Francisco Frei. A companhia patrocinou os trabalhos de limpeza na Caleta Portales.