Topo

Tempestade Matthew se converte em furacão no mar do Caribe

29/09/2016 16h42

Miami, 29 Set 2016 (AFP) - A tempestade tropical Matthew se transformou em furacão nesta quinta-feira (29), enquanto avança para o oeste do mar do Caribe - informaram meteorologistas americanos, ao emitir advertências para as ilhas de Aruba, Bonaire e Curaçao.

A tormenta que se formou na quarta-feira (28) sobre as Antilhas Menores se converteu em furacão ao atingir ventos máximos de 120 km/h, alertou o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês), com sede em Miami.

Às 15h (horário de Brasília), Matthew estava 300 km a nordeste de Curaçao e se deslocava para oeste, a 28 km/h.

O NHC emitiu um aviso de tempestade tropical para as chamadas ilhas ABC - Aruba, Bonaire e Curaçao -, colonizadas pela Holanda, e recomendou que monitorassem o progresso do furacão na costa da Venezuela e da Colômbia.

As projeções mostram que Matthew poderia se direcionar para o norte no fim de semana, indo da península de Guajira - na fronteira colombo-venezuelana - até o leste de Cuba.

Espera-se que Matthew se fortaleça nas próximas 48 horas, acrescentou o NHC.

"O fluxo das ondas gerado por Matthew afetará parte da costa de Porto Rico, ilha de São Domingos (Haiti e República Dominicana), Aruba, Bonaire, Curaçao, Colômbia e Venezuela nos próximos dias", afirmou.

A temporada de furacões do Atlântico vai de 1º de junho a 30 de novembro, mas, neste ano, o primeiro furacão, Alex, formou-se em janeiro, em um episódio meteorológico incomum.