Venezuela envia terceiro carregamento de ajuda ao Haiti

Em Caracas

  • Henry Tesara/AVN/Xinhua

    Funcionários carregam avião com donativos para o Haiti no aeroporto de Maiquetia, na Venezuela

    Funcionários carregam avião com donativos para o Haiti no aeroporto de Maiquetia, na Venezuela

A Venezuela enviou nesta sexta-feira (7) ao Haiti um terceiro carregamento de ajuda ante a emergência causada pelo furacão Matthew, com balanço de centenas de vítimas mortais, informou o governo.

A assistência inclui 90 toneladas de alimentos, remédios, barracas, colchonetes, cobertores e água, assim como máquinas que serão usadas na remoção de escombros, desbloqueio de caminhos e reconstrução de infraestrutura, disse o ministro do Interior, Néstor Reverol.

Este carregamento se soma a outras 70 toneladas de comida, remédios e insumos básicos que foram enviados por via aérea entre quarta-feira e quinta-feira.

O novo carregamento está sendo transportado em um navio da Armada Nacional.

A quantidade de provisões foi definida com base em uma avaliação realizada no terreno por especialistas da "força-tarefa internacional humanitária", afirmou o ministro.

O senador Hervé Fourcan, do departamento Sul do Haiti, anunciou nesta sexta-feira que foram registrados 400 mortos neste país, o mais pobre das Américas, por onde Matthew passou no início desta semana com ventos de até 230 km/h.

A agência de proteção civil do Sul disse à AFP que registrou 315 mortos, mas que pelo menos quatro municípios - Camp Perrin, Les Anglais, Coteaux e Arniquet - ainda não apresentaram seus balanços locais.

O último balanço oficial parcial do Ministério do Interior haitiano reportava 271 mortos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos