Topo

Explosões em base de forças anti-extremistas na Síria

26/11/2016 14h37

Hassake, Síria, 26 Nov 2016 (AFP) - Várias explosões foram registradas neste sávado em um depósito de armas e munições de uma base militar utilizada pela coalizão internacional anti-extremista e seus aliados curdos no nordeste da Síria, segundo uma ONG e uma autoridade local.

Contatado pela AFP, um porta-voz da coalizão comandada pelos Estados Unidos afirmou que "não havia informação sobre as explosões".

"Ao menos cinco explosões aconteceram neste sábado pela manhã em depósitos de armas e munições em uma base perto de Tall Tamer", a noroeste da cidade de Hasake, afirmou à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Rahman explicou que essa base é utilizada pelas forças curdas das Unidades de Proteção Popular (YPG) e pelas tropas da coalizão internacional dirigida pelos Estados Unidos que lutam contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Uma autoridade local curda afirmou, por sua vez, que a base "era sobretudo um depósito supervisionado pelos americanos e que abriga combatentes curdos", e afirmou que as explosões deixaram um número indeterminado de feridos "evacuados em ambulâncias".

As duas fontes não puderam informar precisar a origem da explosão.

Uma testemunha disse que "explosões sucessivas foram ouvidas na área entre as 10H30 e as 11H00 do horário local (08H30-09H00 GMT)".

Na quinta-feira, os Estados Unidos anunciaram a morte do primeiro soldado americano da coalizão durante combate na Síria.

Washington lidera há dois anos uma coalizão internacional integrada por 66 países, cujas forças aéreas atingiram as posições do EI na Síria e no Iraque.

Os Estados Unidos mobilizaram forças especiais na Síria para aconselhar a coalizão árabe-curda das Forças Democráticas Sírias (FDS) e dirigir melhor os bombardeios da coalizão. Até 300 soldados das forças especiais americanas também podem intervir na Síria.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Explosões em base de forças anti-extremistas na Síria - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional