Como é o 'Castelo do Harry Potter' da Ucrânia, destruído após ataque russo
Colaboração para o UOL
30/04/2024 10h56Atualizada em 30/04/2024 11h13
Um ataque russo no sul da Ucrânia destruiu um edifício conhecido como "castelo de Harry Potter". Pelo menos cinco pessoas morreram e outras 32 ficaram feridas.
Como é o 'castelo do Harry Potter'
Popularmente chamado pelos habitantes locais de "castelo do Harry Potter", o edifício fica na cidade ucraniana portuária de Odessa, localizada às margens do Mar Negro. O prédio de estilo gótico teria ganhado esse apelido por ser parecido com o castelo de Hogwarts retratado nos filmes.
Local não é ponto turístico. Apesar de popular, o marco, na verdade, é uma instituição educacional privada de direito.
Casa de ex-deputado. Além de ser a faculdade de Direito de Odessa, o prédio também é a residência do ex-deputado Serhiy Kivalov, segundo a BBC. O próprio seria o responsável por dirigir a instituição de ensino.
Um dos edifícios mais conhecidos da cidade, o "castelo do Harry Potter" está "atolado em acusações de corrupção", segundo o jornal britânico The Telegraph.
O que aconteceu
Cidade foi alvo da Rússia. Um ataque russo contra o porto de Odessa, no sul da Ucrânia, destruiu o edifício conhecido localmente como "castelo do Harry Potter". Imagens da Reuters Television mostraram o teto do edifício ornamentado praticamente destruído após o ataque.
Ataque com mísseis matou pelo menos cinco pessoas e deixou 32 feridos. O ataque também atingiu pessoas que caminhavam num parque próximo ao prédio, diz a mídia ucraniana. Um cachorro foi morto por estilhaços.
O porta-voz da Marinha ucraniana, Dmytro Pletenchuk, disse que o ataque foi conduzido por um míssil balístico Iskander-M com uma ogiva de fragmentação, o que explicaria o número elevado de vítimas.
Monstros. Bestas. Selvagens. Escória. Não sei mais o que dizer. As pessoas estão fazendo uma caminhada à beira-mar e eles estão atirando e matando.
Prefeito de Odessa, Hennadii Trukhanov, em vídeo postado no Telegram