Topo

Pelo menos 25 líderes estrangeiros irão aos funerais de Fidel

28/11/2016 21h36

Havana, 28 Nov 2016 (AFP) - Ao menos 25 líderes estrangeiros, entre eles 15 presidentes da América Latina e da África, irão às cerimônias fúnebres do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro - informou a Chancelaria nesta segunda-feira (28).

Amigos de América Latina e EspanhaEntre os presidentes, estão o venezuelano Nicolás Maduro, o boliviano Evo Morales, o equatoriano Rafael Correa, o nicaraguense Daniel Ortega, o colombiano Juan Manuel Santos, o panamenho Juan Carlos Varela e o mexicano Enrique Peña Nieto, segundo a lista entregue à imprensa internacional.

O rei Juan Carlos I da Espanha representará seu filho, o rei Felipe VI.

Já a presidente do Chile, Michelle Bachelet, enviará seu ministro do Desenvolvimento Social, Marcos Barraza, para representá-la.

Viajam de Europa, África e ÁsiaTambém viajarão para a Ilha os presidentes de África do Sul, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Zimbábue e Namíbia, assim como o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, o único estadista europeu incluído na lista, e sete primeiros-ministros caribenhos.

Cuba iniciou nesta segunda-feira sete dias de homenagens em massa a Fidel, que faleceu aos 90 anos na última sexta-feira. Suas cinzas serão enterradas no próximo domingo (4) no cemitério de Santa Ifigênia, em Santiago de Cuba, 960 km ao leste de Havana.

Os ausentesO presidente Barack Obama "não viajará aos funerais", confirmou nesta segunda-feira o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, sem informar quem vai liderar a delegação americana.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou que não comparecerá e, em seu lugar, estará David Johnston, governador-geral e representante da rainha Elizabeth II, chefe de Estado.

Em representação do presidente francês, François Hollande, estará nas cerimônias a ministra do Meio Ambiente, Ségolène Royal. O ex-chanceler alemão Gehard Schröder (SPD) comparecerá em representação de seu país.