Forte terremoto sacode nordeste do Japão, sem risco de tsunami

Tóquio, 28 dez 2016 (AFP) - Um forte terremoto sacudiu o nordeste de Tóquio na noite desta quarta-feira (dia no Brasil), mas não há riscos de tsunami, informou a agência meteorológica japonesa.

A fonte estabeleceu a magnitude do sismo em 6,3, enquanto o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS) a estimou em 5,9.

O tremor foi registrado a 10 km de profundidade, 18 km a norte-nordeste da cidade de Daigo.

Não há informes até o momento de danos ou feridos, informou o secretário da Chefia de Gabinete, Yoshihide Suga, a jornalistas, acrescentando que nenhuma situação anormal foi detectada nas usinas nucleares da região.

O Japão se encontra na junção de quatro placas tectônicas e sofre todos os anos com um número considerável de tremores relativamente violentos. Mas regras de construção severas e seu estrito cumprimento fazem com que até mesmo tremores fortes causem pucos danos.

Em março de 2011, um terremoto submarino maciço provocou um tsunami na costa nordeste do país, que deixou mais de 18 mil mortos e desaparecidos e casou a fusão de três reatores na usina nuclear de Fukushima.

Em abril, dois fortes terremotos atingiram a Kunamoto, no sul do arquipélago, às quais se seguiram mais de 1.700 réplicas, deixando pelo menos 50 mortos e provocando danos generalizados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos