Topo

China lança 'revolução nacional dos banheiros'

Homem saindo de banheiro público, que foi reformado em Pequim, na China - Ng Han Guan/AP
Homem saindo de banheiro público, que foi reformado em Pequim, na China Imagem: Ng Han Guan/AP

Em Pequim

29/05/2017 11h22

A China decidiu resolver uma necessidade urgente: mais de 50.000 banheiros públicos foram instalados ou renovados durante uma "revolução nacional dos banheiros" que faz desaparecer os sanitários sujos e inadequados, em especial nos locais turísticos.

Antes do final do ano, o país terá instalado milhares de novos banheiros no lugar dos antigos que ofereciam pouca intimidade. Também contrataram equipes para manter os banheiros limpos. "Nos lugar turísticos, os visitantes se queixavam da falta de sanitários e de como eram sujos", segundo a agência China Nova.

De acordo com esta agência, uma pesquisa recente revela que agora 80% dos turistas estão satisfeitos com os banheiros chineses, contra 70% em 2015.

Homem usa o reconhecimento facial para retirar folhas de papel higiênico - Ng Han Guan/AP - Ng Han Guan/AP
Homem usa o reconhecimento facial para retirar folhas de papel higiênico
Imagem: Ng Han Guan/AP

As autoridades também implementaram um sistema para fazer frente ao roubo dos rolos de papel higiênico. Alguns locais foram equipados com um sistema de reconhecimento facial para identificar os ladrões.

Assim, cada usuário deve passar em frente a uma máquina que escaneia os seus rostos antes de entregar algumas folhas de papel higiênico.

Há anos os urinóis chineses têm painéis que estimulam os usuários a apontar melhor e a se aproximar mais: "um pequeno passo para frente, um passo gigante para civilização".