Cartas mostram dificuldade de Einstein em manter relacionamentos

Londres, 23 Jun 2017 (AFP) - Albert Einstein pode ter sido um gênio quando se tratava do mundo da física, mas a fórmula mágica para o casamento o eludiu, revelaram cartas que serão leiloadas na Christie's.

O homem por trás da teoria da relatividade estava em um terreno menos sólido quando se tratava de relacionamentos, de acordo com uma série de cartas para seu amigo e colaborador Michele Besso.

"O que eu mais admirava nele como homem era a maneira pela qual ele conseguiu viver por tanto tempo pacificamente, mas também duradouramente, com um cônjuge - uma empresa na qual eu deploravelmente falhei duas vezes", escreveu Einstein à família de Besso em 21 de março de 1955, logo após a morte de seu amigo, semanas antes da sua própria.

Em um último parágrafo sentimental, Einstein escreveu sobre Besso: "Agora ele me precedeu um pouco na partida deste mundo estranho".

"Isso não tem importância. Para pessoas como nós que acreditam na física, a separação entre passado, presente e futuro tem apenas a importância de uma ilusão reconhecidamente tenaz", acrescentou.

Besso deu apoio moral a seu amigo próximo desde seus dias estudantis em Zurique, na década de 1890, quando Einstein passou por dificuldades conjugais com sua primeira esposa, Mileva, de quem se separou em 1914.

Eles se divorciaram em 1919, e ele então se casou com sua prima Elsa.

A coleção de 56 cartas a serem vendidas em leilão de 6 a 13 de julho abrange um período de 50 anos e uma série de assuntos, que incluem temas intelectuais, o seu estudo da relatividade - uma teoria "promissora" -, assim como o surgimento de Hitler e as intimidades da vida privada.

Einstein, por vezes, mostra grande humildade, mas também uma autodepreciação bem-humorada, com frequência fazendo piadas sobre ele próprio, ao mesmo tempo em que enfatizava seu profundo amor por seu trabalho.

Ele descreveu seus avanços científicos como uma "aproximação de Deus".

Einstein morreu aos 76 anos em Princeton, Nova Jersey, tendo obtido a cidadania americana em 1940. Ele renunciou à cidadania alemã em 1933, depois que os nazistas chegaram ao poder.

Em uma carta, ele pede que Besso o "mantenha informado da situação por meio de cartões postais, sem prestar muita atenção a qualquer continuidade de conteúdo. Na era da teoria quântica, isso é perfeitamente permitido".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos