Desemprego baixa em maio no Brasil

Rio de Janeiro, 30 Jun 2017 (AFP) - O índice de desemprego no Brasil caiu em maio a 13,3%, frente aos 13,6% de abril, quando retrocedeu pela primeira vez desde 2014, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número de desempregados também retrocedeu e deixou a barreira dos 14 milhões em abril e passou para 13,8 milhões em maio.

Em maio de 2016, o desemprego atingia 11,2% da população ativa.

Esse dado reforça a percepção de que o Brasil está saindo da pior recessão de sua história, depois de ter registrado um retrocesso do PIB de 3,8% em 2015 e de 3,6% em 2016.

A baixa é um alívio para o presidente Michel Temer, que enfrenta denúncias de corrupção em meio à grave crise política no país.

Nesta sexta-feira, instituições sindicais se mobilizam contra as propostas de reforma trabalhista e da aposentadoria de Temer, que propõem medidas austeras para combater a crise econômica.

Segundo o analista André Perfeito, da Gradual Investimentos, ainda é cedo para falar em "tendência", já que o crescimento econômico não é satisfatório.

"O mercado de trabalho dá um alento, mas ainda tímido", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos