PUBLICIDADE
Topo

Furacão Harvey perde força, mas provocará inundações devastadoras

26/08/2017 16h53

Corpus Christi, Estados Unidos, 26 Ago 2017 (AFP) - O furacão Harvey perdeu sua força, mas ainda ameaça o Texas - informaram os serviços meteorológicos neste sábado (26), alertando que o fenômeno poderá provocar inundações "extremamente sérias".

"Uma tempestade dessa magnitude vai causar catastróficas inundações", afirmou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).

Um morto foi confirmado até o momento.

"Trata-se de uma pessoa que ficou presa no incêndio de sua casa durante a tempestade", disse à imprensa o juiz C.H. "Burt" Mills, do condado de Aransas, na costa texana.

Ainda segundo ele, pelo menos dez pessoas ficaram levemente feridas.

O chefe da agência federal de emergências dos Estados Unidos, a Fema, avalia que levará anos até que as cidades e localidades atingidas pelo Harvey se recuperarem da devastação.

"Este vai ser um longo e frustrante processo sem precedentes para o estado do Texas", afirmou à cadeia MSNBC o diretor da Fema, Brock Long.

De acordo com o governador Greg Abbott, em declarações neste sábado, a principal preocupação continua sendo com "as inundações dramáticas" no estado. O governador alertou a população a ficar atenta ao rápido avanço do nível das águas.

bur-sst/sg/cn/tt