PUBLICIDADE
Topo

Harvey bate todos os recordes de chuva no Texas

29/08/2017 15h21

Miami, 29 Ago 2017 (AFP) - A imensa quantidade de chuva que caiu no Texas em razão da tempestade Harvey bateu o recorde de precipitação neste estado do sul dos Estados Unidos, anunciaram nesta terça-feira as autoridades meteorológicas.

"O recorde de precipitação total para um sistema ciclônico foi ULTRAPASSADO!", tuitou o National Weather Service de Houston.

Esses dados se apoiam nas leituras pluviométricas realizadas no sudeste de Houston, de acordo com o National Hurricane Center.

O indicador "Mary's Creek na Winding Road registrou 125,27 centímetros às 9h00 (11h00 de Brasília)", indicou o centro meteorológico.

"Este total é superior ao recorde anterior de 121,9 centímetros estabelecido durante o ciclone tropical Amelia de 1978 em Medina, no Texas", acrescentou.

O porta-voz do National Hurricane Center, Dennis Feltgen, indicou que este recorde provavelmente será válido para todo o continente dos Estados Unidos.

"Este é um recorde para o Texas e preliminarmente um recorde continental para os Estados Unidos", disse à AFP.

No entanto, a confirmação levará "semanas", porque os especialistas devem verificar os registros de precipitação.

Harvey, um furacão de categoria 4 em uma escala de 5, atingiu o Texas na sexta-feira. Desde então, foi degradado para o status de tempestade tropical, mas continua a despejar enormes quantidades de chuva no Texas e na Louisiana.