Princesa japonesa anuncia noivado com plebeu. Quando se casar, perderá status real

Em Tóquio

  • Shizuo Kambayashi/Reuters

    Princesa Mako e seu noivo Kei Komuro, durante anúncio do noivado

    Princesa Mako e seu noivo Kei Komuro, durante anúncio do noivado

A princesa Mako, neta mais velha do imperador do Japão, anunciou neste domingo seu noivado com um plebeu. O casamento deverá excluí-la da família imperial, por causa de uma polêmica lei que não é aplicada aos homens.

Mako, 25, disse que está "muito feliz" e que tem "consciência desde a sua infância que teria que abandonar o status real com o casamento".

"Fazendo o meu melhor para ajudar o imperador e cumprindo os meus deveres como membro da família imperial, cuidarei da minha própria vida", disse ela, em entrevista coletiva ao lado do noivo.

Mako conheceu Kei Komuro na universidade. O jovem de 25 anos, que trabalha em um escritório de advocacia, disse que pediu a princesa em casamento há mais de três anos.

Mako vigia docemente seus passos "como a lua", afirmou com poesia. A princesa respondeu que seu sorriso era "como o sol".

O noivado deveria ser anunciado em julho, mas a notícia foi adiada em respeito às vítimas fatais das inundações no sudoeste do país.

Um funcionário da Casa Imperial disse que o casamento acontecerá após o verão de 2018.

Homens na sucessão do trono

O imperador Akihito e seus dois filhos se casaram com plebeias, que agora integram a família imperial. 

O imperador Akihito, que sucedeu em 1989 seu falecido pai, Hirohito, expressou em agosto do ano passado o desejo de abdicar por sua idade avançada. Uma lei está sendo preparada para que possa fazer isto em favor de seu filho, o príncipe herdeiro Naruhito.

Depois de Naruhito, seu irmão, o príncipe irmão Akishino, e o filho deste, Hisahito, de 10 anos, são os possíveis sucessores. Depois, não há mais herdeiros masculinos e a linha de vários séculos de sucessão masculina pode ser interrompida se Hisahito não tiver um filho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos