PUBLICIDADE
Topo

Guatemala vigia aumento da atividade eruptiva do Vulcão Pacaya

04/07/2018 13h19

Cidade da Guatemala, 4 Jul 2018 (AFP) - As autoridades guatemaltecas colocaram sob vigilância o Vulcão Pacaya, perto da capital, após o aumento de sua atividade, com explosões internas e fluxo de rios de lava, informaram fontes oficiais.

O vulcão, localizado 20 km ao sul da Cidade da Guatemala, "apresentou um aumento de sua atividade, sobretudo ligada à subida de magma", indicou a jornalistas Julio Sánchez, porta-voz da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred).

Sánchez explicou que, embora a atividade seja considerada "normal" devido às características do Pacaya, com erupções explosivas separadas por períodos de calma, o monitoramento do colosso e das comunidades próximas será mantido.

"Não se descarta a possibilidade de que esses fluxos de lava aumentem em quantidade, recorrência e comprimento", acrescentou.

A nova atividade do Pacaya, de 2.552 metros de altura, acontece um mês depois de o Vulcão de Fogo, a 35 km da capital, entrar em forte erupção que causou uma avalanche de material incandescente, sepultando a comunidade San Miguel Los Muitos, com o saldo de 113 mortos e 197 desaparecidos.