PUBLICIDADE
Topo

Explosão por fogos de artifício deixa 19 mortos no México

05/07/2018 18h10

Tultepec, México, 5 Jul 2018 (AFP) - Uma explosão de fogos de artifício no município de Tultepec, no central estado do México, deixou pelo menos 19 mortos nesta quinta-feira (5), incluindo bombeiros e policiais que foram atender emergencialmente as vítimas. Segundo as autoridades locais, 40 pessoas ficaram feridas.

"Até o momento, temos um dado preliminar de 19 mortos, dos quais um é menor (de idade). Há 40 feridos em diferentes hospitais", disse a jornalistas Alejandro Ozuna, secretário de governo do estado do México.

A explosão ocorreu durante a manhã onde ficam fábricas tradicionais de fogos de artifício.

Quando os serviços de emergência chegaram para atender a primeira explosão, houve outras, aumentando o número de mortos.

O estrondo foi ouvido nos campos agrícolas que cercam a região, e os moradores conseguiam ver de longe a fumaça gerada pela explosão.

"Eu estava almoçando quando ouvi um estrondo terrível. Saímos correndo e vi no céu uma nuvem branca imensa, como se fosse chover, só que hoje o que choveu foi fogo", disse à AFP Alondra Pérez, uma dona de casa de 62 anos.

O presidente Enrique Peña Nieto lamentou as mortes na explosão. "Envio minhas condolências às famílias dos mortos e desejo uma pronta recuperação aos que ficaram feridos", disse no Twitter.

Tultepec é uma comunidade de artesãos pirotécnicos que já sofreu explosões em estoques de pólvora e armazéns e lojas de fogos.

Após o incidente desta quinta-feira, as autoridades suspenderam temporariamente a venda de pirotecnia na região.

Alejandro Ozuna disse que as autoridades farão uma "revisão exaustiva" de todos as permissões para buscar possíveis irregularidades já que muitas fábricas operam de maneira clandestina.

"Sabemos que é uma forma de vida, uma tradição, mas devemos mandar um recado à comunidade e ela deve entender que deve ser regulada, que deve cuidar da integridade física deles mesmos", disse o funcionário.