Irã ordena evacuação de seis cidades ameaçadas pelas enchentes
As autoridades iranianas ordenaram a saída de milhares de habitantes de seis cidades no sudoeste do país hoje devido ao risco de inundação, depois que as enchentes provocaram 70 mortes, informou a agência de notícias oficial Irna.
As chuvas torrenciais que caíram recentemente na província de Juzestan provocam o medo de uma inundação iminente do rio Karje, no qual se encontram várias represas que poderiam ceder à pressão e pôr em perigo os habitantes das cidades situadas em suas fronteiras.
As autoridades já abriram as comportas da barragem de Karje, uma das mais importantes da região, para evitar uma carga muito pesada.
Seis cidades "precisam ser evacuadas o mais rápido possível", disse o governador da província, Gholamreza Shariati, segundo Irna.
"Nós aconselhamos que mulheres e crianças sejam retiradas e que jovens adultos fiquem para ajudar", acrescentou, afirmando que a situação é "crítica", já que novas chuvas são esperadas neste sábado.
De acordo com o ministro do Interior Abdolreza Rahmani Fazli, 400 mil moradores do Khuzestan estão ameaçados pelas enchentes.
Há cerca de 20 dias, o Irã, conhecido por sua aridez, sofre chuvas torrenciais.
A primeira série de inundações afetou o nordeste do país em 19 de março, e uma segunda série, a oeste e a sudoeste em 25 de março. A partir de 1º de abril, novos transbordamentos estão ocorrendo devido às fortes chuvas no oeste e sudoeste.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.